Geografia da Suécia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Geografia da Suécia
Mapa da Suécia
Continente Europa
Região Escandinávia
Área
Posição 54.º maior
Fronteiras
Total
Países vizinhos Noruega, Finlândia e Dinamarca

Apesar da sua latitude setentrional, grande parte da Suécia se beneficia de um clima temperado, principalmente devido à influência da corrente do Golfo. No sul da Suécia, árvores de folha larga são prolíficas, e no norte são os pinheiros e as bétulas que dominam a paisagem. Nas montanhas do norte da Suécia, predomina um clima sub-ártico. A norte do Círculo Polar Ártico, o Sol nunca se põe durante o verão, e no inverno a noite não tem fim.

A leste da Suécia, estendem-se o mar Báltico e o golfo de Bótnia, o que dá ao país uma longa linha de costa e contribui para suavizar ainda mais o clima. A oeste ergue-se a cadeia montanhosa dos Alpes Escandinavos, que separa a Suécia da Noruega. A parte sul do país é em boa parte ocupada pela agricultura, com as florestas a cobrir uma percentagem maior do terreno à medida que se avança para o norte. A densidade populacional também é mais elevada no sul da Suécia, com centros no vale do lago Malar e na região de Öresund.

Gotlândia e Olândia são as duas maiores ilhas da Suécia. A Suécia é geralmente plana a sul e este, sendo todavia atravessada por uma enorme cordilheira no interior oeste - os Alpes Escandinavos, cujo ponto mais alto é a montanha Kebnekaise, no município de Quiruna (2.117 m de altitude).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Imagens da Suécia[editar | editar código-fonte]