Geografia da Bósnia e Herzegovina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Geografia da Bósnia e Herzegovina
Geografia da Bósnia e Herzegovina
Mapa da Bósnia e Herzegovina
Localização
Continente Europa
Região Europa Meridional
Coordenadas 44° 00' N, 18° 00' E
Área
Posição 124.º maior
Total 51.197
Terra 51.197
Água 0
Fronteiras
Total 1.538 km
Países vizinhos Montenegro (249 km), Croácia (932 km) e Sérvia (357 km)[1]
Reivindicações marítimas
Mar territorial 33005000 milhas
Uso do solo
Terra irrigada 125488
Imagem de satélite da Bósnia e Herzegovina, em dezembro de 2002.

A Bósnia e Herzegovina (nome local: Bosna i Hercegovina) é uma república federal situada nos Bálcãs ocidentais, entre a Europa Meridional e a Europa Oriental. Faz fronteira com a Sérvia, a leste; Montenegro, ao sul, e a Croácia, ao norte e ao sudoeste. A Herzegovina é uma região sem fronteiras claras, no sul do território.

A cidade portuária de Neum, no cantão de Herzegovina-Neretva, às margens do Adriático, é a única ligação com o mar. A cidade tem 24,5 km de costa. O país é atravessado pelos Alpes Dináricos, que o dividem em estreitos vales e o isolam do mar Adriático, além de formar planaltos interiores, seguindo por elevações maiores no centro-sul, rumo à fronteira com Montenegro no Pico Maglic e seus 2.386 m. de altitude, o ponto mais elevado do país.

O nome do país vem das duas regiões, a Bósnia e a Herzegovina, que estão separadas por uma fronteira definida muito vagamente. A Bósnia ocupa as zonas setentrionais, que são aproximadamente 4/5 de todo o país, e Herzegovina ocupa o resto, na parte meridional.

A população é de 4.613.414 habitantes (est. julho de 2009).

Grupos étnicos:

  • bósnios 48%
  • sérvios 37,1%
  • croatas 14,3%
  • outros 0,6% (2000).

Idiomas: bósnio, croata e sérvio.

Existem três etnias, de diferentes tradições religiosas: bosníacos (muçulmanos, 45%), sérvios (ortodoxos, 30%) e croatas (católicos, 17%). O termo bósnios aplica-se ao conjunto dos habitantes da Bósnia e Herzegovina.

Politicamente, Bósnia e Herzegovina está dividida entre a República Sérvia (ou Sprska) e a Federação Bosníaco-Croata da Bósnia. A declaração de soberania da Bosnia e Herzegovina, em outubro de 1991 foi seguida de uma declaração de independência em relação à Iugoslávia, em 3 de março de 1992, após um referendo boicotado pelos sérvios étnicos. Os bósnios de etnia sérvia - apoiados pela Sérvia e Montenegro - responderam com resistência armada, visando a compartimentação da república, através de linhas étnicas, e a consolidação das áreas em poder dos sérvios, para formar uma "Grande Sérvia". Em março de 1994, bosníacos e croatas reduziram o número de facções beligerantes de três para duas, mediante a assinatura de um acordo que criou a Federação Bosníaco-Croata da Bosnia e Herzegovina. Em 21 de novembro de 1995, em Dayton, Ohio, as partes beligerantes iniciaram um acordo de paz, que resultou em uma trégua de três anos na guerra civil interétnica. O acordo definitivo foi assinado em Paris, a 14 de dezembro de 1995).[2]

Referências