Brasão de armas da Ossétia do Sul
Este artigo ou secção contém uma lista de referências no fim do texto, mas as suas fontes não são claras porque não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (Julho de 2024) |
Há actualmente duas entidades que afirmam ser o governo da Ossétia do Sul, a separatista República da Ossétia do Sul (ROS) e a pró-Geórgia Administração Provisória da Ossétia do Sul.
República da Ossétia do Sul
[editar | editar código-fonte]O brasão de armas usado pelo Governo da República da Ossétia do Sul, adoptado em 1998, é baseado no brasão de armas da Ossétia do Norte-Alânia desenhado pelo cientista georgiano Príncipe Vacusti Bagrationi em 1735. Foi adicionado à volta do selo uma borda contendo a inscrição em russo - República da Ossétia do Sul, "Республика Южная Осетия" acima do selo, e em cirílico osseto - "Республикӕ Хуссар Ирыстон" abaixo do selo. As cores da bandeira da Ossétia do Sul, branco, vermelho e amarelo, são usadas em pequenos círculos de cada lado e são similares ao círculo do emblema de estado.
Entidade Administrativa Provisória da Ossétia do Sul
[editar | editar código-fonte]O brasão de armas da Entidade Administrativa Provisória da Ossétia do Sul é semelhante ao brasão da Ossétia do Norte; um disco vermelho com um leopardo das neves amarelo com manchas pretas sobre um terreno amarelo e com sete montanhas brancas em segundo plano. As montanhas do brasão simbolizam as paisagens ossetas, enquanto que o leopardo é um icónico (mas seriamente ameaçado) habitante das montanhas do Cáucaso.
Ver também
[editar | editar código-fonte]Referências
[editar | editar código-fonte]- «Brasão da Ossétia do Sul» (em inglês). - FOTW
- «O Emblema de Estado da ROS» (em inglês)