Brecon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Brecon

Brecon (em galês: Aberhonddu) é uma comunidade e cidade mercado a sul de Powys, na zona central do País de Gales. A sua população é de 7.901 habitantes [1] Foi a principal cidade do condado de Brecknockshire e, embora tenha deixado de o ser com a criação de Powys, permanece um centro comercial importante. É a terceira maior cidade em Powys.

História[editar | editar código-fonte]

Origem[editar | editar código-fonte]

No período romano da história do Reino Unido, Y Gaer, Brecon foi criada como uma base militar para a cavalaria do exército romano, no contexto da conquista romana do País de Gales.

Após o período mais "negro" da Idade Média, o nome original galês do reino onde Brecon se situava era "Brycheiniog", que depois passou a Brecknockshire ou Breconshire e, provavelmente, deriva do nome pessoal do rei irlandês Brychan. O nome inglês de Brecon poderá derivar de Brychan.

O nome galês, Aberhonddu, significa "boca de Honddu". Deve a sua origem ao rio Honddu, que conflui com o rio Usk perto do centro da cidade, a curta distância do rio Tarrell.

A confluência do Honddu com o Usk tornou-se um local de defesa estratégico para um castelo normando.[2] que tinha vista sobre toda a cidade; o castelo foi construído por Bernard de Neufmarche no final do século XI.[3]

Actualmente[editar | editar código-fonte]

Actualmente (2011), Brecon é uma comunidade próspera e um local de turismo, nomeadamente pelo Brecon Beacons National Park, que tem o ponto mais alto do sul do Reino Unido, Pen-y-Fan, com 886m.

É, também, um local com vários estabelecimentos militares, na sua zona este:

  • Escola de Infantaria (Infantry Battle School , ex Infantry Training Centre Wales)
  • The Barracks, sede da 160ª Brigada do País de Gales
  • Regimento Gurkha

A 13km a oeste de Brecon fica a Área de Treino de Sennybridge, um importante centro de formação do Exército Britânico.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Davies, John; Jenkins, Nigel (2008). The Welsh Academy Encyclopaedia of Wales. Cardiff: University of Wales Press. ISBN 978-0-7083-1953-6.

Referências

  1. (em inglês) Office for National Statistics
  2. (em inglês) Castelos do País de Gales
  3. Davies (2008), pág. 80.
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Reino Unido é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Brecon