Bretzel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Bretzel
Bretzel
Bretzel
País  Alemanha  Áustria França  Itália Suíça
Receitas: Bretzel   Multimédia: Bretzel

Bretzel é um tipo de pão muito popular entre as populações de língua alemã, sendo portanto bastante difundido na Alemanha, Áustria, Suíça e também nas regiões da Alsácia (França) e do Alto Adige (Itália). Em forma de nó, é seco, estaladiço, habitualmente assado, podendo ser doce ou salgado. Originário do sul da Alemanha, é chamado Brezel ou Laugenbrezel, em alemão padrão; Brezn em bávaro; Bretzet ou Bretzg em suábio; Bretschl em alemânico. Na Alsácia, é chamado Bredschdel, Bretzel [1](no Baixo Reno) e Bradschdal (no Alto Reno); na Áustria, chama-se Brezerl. A partir de meados do século XIX popularizou-se também nos Estados Unidos, onde é conhecido como Pretzel.

História[editar | editar código-fonte]

A palavra seria originária do latim braccellus, 'bracelete', ou de brachiatus, 'dotado de braços', em alusão ao formato que sugere braços cruzados. [2] [3]

O termo é atestado, desde 743, na cultura monástica carolíngia[4]. O Hortus deliciarum, manuscrito iluminado do século XII, escrito na Abadia de Hohenbourg, na Alsácia, e a Chronica majora, manuscrito iluminado do século XIII conservado no Corpus Christi College da Universidade de Cambridge e na British Library de Londres, mostram representações do Bretzel.

Referências

  1. (em francês) Les fameux bretzels alsaciens. Por Leïla Martin. Je vais vous cuisiner, 25 de junho de 2016.
  2. (em inglês) Dictionnary.com « Pretzel ».
  3. Merriam-Webster: pretzel
  4. Brezel in Meyers Konversationslexikon von 1905 bei Zeno.org.


Ícone de esboço Este artigo sobre culinária é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.