Bullworker

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Bullworker é uma máquina de exercício físico chamado exercício isométrico que foi inventada por Gert F. Kölbel em 1962.

A máquina que precedeu o Bullworker[editar | editar código-fonte]

Imagem da máquina de exercício físico do Pons

Em 1912, Arthur A. Pons, um americano de Broolyn, registrou uma patente para uma máquina de exercício fisico[1] que se parecia muito com o primeiro bullworker, exceto que ainda não tinha cabos laterais e consistia em três cilindros telescópicos com uma mola de manga no centro, com duas alças presas nas extremidades deles, mais exterior.

Exercícios isométricos[editar | editar código-fonte]

Na década de 1950, os cientistas alemães Erich Albert Müller[2] e Theodor Hettinger[3] observaram "que contrações envolvendo cerca de menos de um terço da força máxima não levam ao desenvolvimento muscular. Se a contração de um músculo exceder um terço de sua força máxima, sua massa aumenta e, portanto, também a sua força ".[4]

Este é o nascimento de uma técnica de fitness conhecida sobre o nome exercício isométrico. Juntos, eles desenvolveram um programa de treinamento baseado em exercícios isométricos[5] e um deles, Theodor Hettinger, publicou um livro Physiology of Strength.[6]

Na década de 1960, o professor James Baley experimentou os exercícios isométricos com 104 estudantes da Universidade de Connecticut. Os testes foram para medir aumentos de força, resistência, coordenação e agilidade. O artigo original é muito complexo, embora tenha mostrado ganhos significativos após um programa de exercícios isométricos de quatro semanas.[7]

O surgimento do Bullworker[editar | editar código-fonte]

Imagem da patente do tensolador

No início dos anos 1960, Gert F. Kölbel aprimorou o dispositivo do Arthur A. Pons para criar o Bullworker. A adição dos cabos laterais permite que seja usado para movimentos de contração e também extensão. envolvendo amplitude de movimento para todos os principais grupos musculares.

Bullworker na década de 1960

O Bullworker original consistia em dois cilindros telescópicos com uma mola de manga no centro, com duas alças presas nas extremidades. Dois cabos opostos estão presos às alças em cada extremidade do dispositivo. Os exercícios são realizados empurrando os cilindros, puxando os cabos para fora dos cilindros ou qualquer variação dos mesmos. A compressão resultante da mola interna cria a resistência desejada.[8] O Bullworker retornará à sua posição original quando a pressão for liberada. Resistência de até 68 kg, ou ainda mais resistência é possível durante os exercícios.

Versões recentes do Bullworker[editar | editar código-fonte]

Um Bullworker nos anos 2010, com alças

Desde que o dispositivo de fitness Bullworker foi lançado no mercado, versões modernizadas foram desenvolvidas, incluindo o Bullworker. X5, que oferece um sistema de fita dupla em vez dos cabos laterais. No entanto, os conceitos isométricos funcionais do Bullworker para melhorar a aptidão permanecem os mesmos.

Exemplos de programas de treinamento[editar | editar código-fonte]

O Bullworker na cultura[editar | editar código-fonte]

Veja também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Patent : US1023756A
  2. Erich A. Mueller, "The Regulation of Muscular Strength", Journal of the Association for Physical and Mental Rehabilitation, 11 (March-April, 1957): 41-47.
  3. Hettinger, T., & Müller, E. A. (1953). Muskelleistung und muskeltraining. Arbeitsphysiologie, 15(2), 111-126.
  4. Sweating in the Service of Science, Occupational Physiology
  5. Crakes, J. G. (1957). An analysis of some aspects of an exercise and training program developed by Hettinger and Mueller. Unpublished master's thesis, University of Oregon.
  6. Physiology of Strength. Theodor Hettinger, M.D. Edited by M. H. Thurwell. Springfield, Illinois, Charles C. Thomas, 1961
  7. Effects of Isometric Exercises Done with a Belt upon the Physical Fitness Status of Students in Required Physical Education Classes, Research Quarterly for Exercise and Sport, Volume 37, 1966 - Issue 3.
  8. United States Patent Office, SPRING TYPE PHYSICAL EXERCISER Gert F. Kölbel
  9. Mehr über Gert F. Koelbel