Saltar para o conteúdo

Buritis (Belo Horizonte): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Reversão de uma ou mais edições de 189.18.169.184 para a versão 36007511 de ArthurBaz, (com Reversão e avisos).
Linha 25: Linha 25:
| data_fonte =
| data_fonte =
}}
}}
O '''Buritis''' é um [[bairro nobre]]<ref>Classificação de renda do Ipead segundo o censo 2000. http://www.ipead.face.ufmg.br/site/siteipead/downloads/Classes_Bairros_BH_com_mapa.pdf</ref> recente localizado na zona Oeste de [[Belo Horizonte]]<ref>[http://www.pbh.gov.br/smpl/HTA_M007.pdf Bairros de Belo Horizonte]</ref>.
O '''Buritis''' é um [[bairro nobre]]<ref>Classificação de renda do Ipead segundo o censo 2000. http://www.ipead.face.ufmg.br/site/siteipead/downloads/Classes_Bairros_BH_com_mapa.pdf</ref> recente localizado na zona Oeste de [[Belo Horizonte]]<ref>[http://www.pbh.gov.br/smpl/HTA_M007.pdf Bairros de Belo Horizonte]</ref>, onde o velho e obeso cantor de sertanejo, conhecido como Menotti, se localiza, sendo até hoje um dos mais conhecidos da região. (editado por Ignição.)


Teve crescimento recorde entre todos os bairros da [[América do Sul]] há poucos anos, e crescimento médio populacional de mais de 27% ao ano, devido principalmente à mudança no coeficiente de aproveitamento do solo, que foi alterado de 1,0 para o 1,7, hoje com 1,0 devido a alteração da lei de uso e ocupação do solo de Belo Horizonte pela lei 9959 de 20 de Julho de 2010.
Teve crescimento recorde entre todos os bairros da [[América do Sul]] há poucos anos, e crescimento médio populacional de mais de 27% ao ano, devido principalmente à mudança no coeficiente de aproveitamento do solo, que foi alterado de 1,0 para o 1,7, hoje com 1,0 devido a alteração da lei de uso e ocupação do solo de Belo Horizonte pela lei 9959 de 20 de Julho de 2010.

Revisão das 15h15min de 3 de julho de 2013


Buritis (Belo Horizonte)
  Bairro do Brasil  
[[Imagem:
Vista noturna
Vista noturna
Vista noturna|250 px|centro|]]
Localização
Administração
Bairros limítrofes
Características geográficas
Área total 3,83km²
População total 29,394hab hab.
Outras informações
Rendimento médio mensal 10.498,82
Energia elétrica (%) 100
Água encanada (%) 100
Coleta de lixo (%) 100

O Buritis é um bairro nobre[1] recente localizado na zona Oeste de Belo Horizonte[2], onde o velho e obeso cantor de sertanejo, conhecido como Menotti, se localiza, sendo até hoje um dos mais conhecidos da região. (editado por Ignição.)

Teve crescimento recorde entre todos os bairros da América do Sul há poucos anos, e crescimento médio populacional de mais de 27% ao ano, devido principalmente à mudança no coeficiente de aproveitamento do solo, que foi alterado de 1,0 para o 1,7, hoje com 1,0 devido a alteração da lei de uso e ocupação do solo de Belo Horizonte pela lei 9959 de 20 de Julho de 2010. Popularmente o bairro é considerado como pertecente à Zona Sul, porém é administrado pela região administrativa da zona Oeste de Belo Horizonte.

Com essa alteração no coeficiente, muitas empreiteiras e construtoras viram uma grande possibilidade de lucro em novos empreendimentos, tanto em construções residenciais quanto em comerciais. As construções, que até então não passavam de simples edificações de três andares nas ruas secundárias que convergiam em sua avenida principal, a Professor Mário Werneck, foram sendo substituídas por grandes edifícios. Os lotes vagos foram sendo ocupados e tornaram o bairro em um gigantesco canteiro de obras.

Isso representou um grande problema em relação ao gerenciamento público, principalmente aos gestores da empresa responsável pelo tráfego da capital – a Bhtrans – que curiosamente tem uma de suas sedes instalada no bairro.

A instalação de duas grandes instituições de ensino superior, entre elas o campus sede do Uni-BH, agravou ainda mais o problema, principalmente nos horários de entrada e saída dos alunos, quando andar a pé se torna mais eficiente do que qualquer outro meio de transporte motorizado. Todavia, este número incontável de alunos acabou por desenvolver o comércio do bairro, que viu multiplicada a potencialidade do local. Isso pode ser percebido hoje no grande número de lojas e centros-comerciais instalados ao redor destas instituições, e o Buritis tornou-se uma grande referência em comércio de bairro no município.

O bairro possui uma igreja católica, a Igreja de Santa Clara de Assis [3]. O bairro conta também com várias igrejas evangélicas e protestantes, como Assembléia de Deus, Batista e Presbiteriana.

História

A região onde se encontra o bairro Buritis era, até a década de 60, uma fazenda, do Sr. Aggeo Pio Sobrinho; também faziam parte da mesma os Bairros Palmeiras e Estrela D'alva; vizinhos do bairro Buritis .

Na década de 70, esta fazenda foi dividida e os terrenos foram vendidos. Nesta época a única maneira de se chegar ao local era através da avenida D. João VI, via bairro Palmeiras.

Já no início dos anos 80, a Construtora Alcindo Vieira (CONVAP-SA), lançou um grande empreendimento na região do Buritis. Segundo a construtora, aqui seria construído um condomínio fechado. Nesta época, a região era considerada Zona Residencial 2, ou seja, permitia-se a construção apenas de residenciais unifamiliares e horizontais. Abriu-se então a Av. Mário Werneck, as principais ruas do bairro e fez-se a ligação com a Av. Raja Gabáglia.

Atualidade

Atualmente é caracterizado pela presença de edifícios residenciais, lojas, bares e restaurantes. O metro quadrado no bairro é um dos mais caros de Belo Horizonte [4]. O bairro tem imóveis que ultrapassam o valor de 3,5 milhões de reais.

A beleza da região, as ruas arborizadas e a localização privilegiada são características que ainda hoje fazem do Buritis um dos espaços mais disputados da capital. Grandes jardins continuam a embelezar a fachada dos prédios luxuosos e ruas com passeios largos dão uma característica diferenciada ao projeto urbanístico local.

O tráfego ruim da região tem se agravado, uma vez que o bairro foi mal-planejado em razão da enorme população que alí viria a se desenvolver. O deslocamento em torno da avenida Mário Werneck tende a ficar paralisado em horários de pico.

Origem

Lançado na década de 70 o Buritis, bairro da região Oeste, é um dos bairros que mais crescem em Belo Horizonte. Em 1987, chegou a ser considerado o maior canteiro de obras da capital. O ritmo das construções diminuiu, mas o bairro encabeça a lista dos que oferecem o maior número de unidades habitacionais, conforme levantamento do Instituto de Pesquisas Administrativas da Universidade Federal de Minas Gerais (IPEAD/UFMG), realizado em novembro de 2005. O Buritis é um bairro jovem, bem localizado, com infra-estrutura e vida próprias. Pelo menos é assim que boa parte dos moradores o descrevem. A localização privilegiada e a boa infra-estrutura da região também são motivos de orgulho e atraem compradores de imóveis. Mas nem sempre foi assim. As primeiras casas, projeto original do bairro, começaram a ser erguidas em 1981, mas, em 1985, a Prefeitura de Belo Horizonte alterou o tipo de zoneamento previsto na Lei de Uso e Ocupação do Solo, dando início à verticalização do lugar. Em pouco mais de 10 anos, a paisagem se transformou e centenas de empreendimentos se instalaram: bancos, universidades, supermercados, imobiliárias, bares, restaurantes, academias, farmácias e shoppings. A sua população teve um aumento considerável e hoje está estimada em mais de 17 mil habitantes. [5]

Desenvolvimento e Infra Estrutura

Uma das características mais marcantes do Buritis é o grande número de empreendimentos comerciais, especialmente bares e restaurantes. Além disso, o bairro possui uma infra-estrutura completa em termos de escolas, academias, quadras e campos de futebol e tênis, universidades, shoppings, escritórios e cinemas. Três universidades, o UNI-BH, a UNA e a Newton Paiva, têm campus na região e recebem juntas mais de 20 mil alunos. Escolas de idiomas e colégios tradicionais como o Magnum e o Efigênia Vidigal estão no bairro desde 1997, e já possuem 2 unidades na região. Juntos os colégios oferecem do maternal ao 2º grau e atendem mais de mil alunos. O mais novo centro de compras da região é o Shopping Paragem, que tem 3 mil metros quadrados de área e foi projetado para receber mais de 80 mil clientes por mês, tanto do Buritis, quanto de outros bairros do entorno, como Palmeiras, Estrela d'alva, Estoril, Santa Lúcia, Mansões e Belvedere. O empresário Marcelo Mourão explica que o shopping foi implantado com base em pesquisas de mercado e de olho na necessidade de agregação de facilidades. Já que temos algumas deficiências no sistema viário que dificultam um pouco a entrada e saída do bairro, nada mais natural que agregar todos os produtos e serviços desejados pela população na própria região, salientou. [6]

Referências

Ligações externas


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Minas Gerais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.