Busto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Busto (desambiguação).
Busto de Beethoven, por Hugo Hagen. (Um busto em sua forma mais tradicional)

Busto - é a representação esculpida ou pintada de uma pessoa, se limitando à cabeça, pescoço, uma parte do torso e ombros, geralmente sobre um apoio. Tem por finalidade recriar o mais fielmente possível a fisionomia do indivíduo. Ou a parte superior do tronco feminino.

Executados em diversos materiais, como mármore, bronze, argila e mais raramente, madeira, mas sólidos e duráveis.

A arte de representar bustos vem desde a antiguidade, e apesar de existirem alguns originários do antigo Egito (que na verdade, eram cabeças funerárias ou modelos para oficina) e da Grécia antiga, foi durante o Império Romano, que se começou a representar profusamente pessoas em bustos. Geralmente, um indivíduo é representado pela importância. Para manter a memória do personagem, os bustos foram esculpidos em materiais duráveis, como mármore, bronze ou granito.

Os bustos são uma das formas mais antigas que os homens usaram para representar seus deuses e heróis. Os romanos os usavam para colocar no hall de entrada de suas casas, conhecidas como átrio, bustos ou retratos de seus parentes falecidos, cada um com uma inscrição indicando o nome, apelido e qualidade, representando-os com o seu vestido favorito ou a maior patente militar que tem sido condecorado. Estes bustos, preservados em uma espécie de armários eram abertos em certos dias, para que eles pudessem tomar parte em todos os eventos da casa, felizes ou infelizes, algumas vezes usando suas roupas de luto ou o mais adequado conforme as circunstâncias.

Estes bustos também foram utilizados nos funerais dos principais indivíduos de uma mesma família e a distinção deste estava em proporção direta ao número de bustos que se seguiu a pompa funeral. Bustos romanos também serviam para adornar a saída de bibliotecas, para decorar certas partes da casa, para embelezar os jardins, casas de banho, etc.

Alguns autores são da opinião de que o nome do busto é derivado do alemão brust,  mas parece mais provável que o costume de decorar monumentos funerários com retrato ou busto da pessoa envolvida resultou com o costume de chama-lo  com este nome, bustum em latim. Assim, os bustos dos mártires cristãos, chamados tórax no início, passaram a ser chamados de bustos porque eles também eram colocados no mesmo local de sepultamento ou junto as suas posses, de modo que as palavras tórax e bustos passaram a ser sinonimo.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Categoria no Commons
Portal A Wikipédia possui o(s) portal(is):
Portal da Arte


Ícone de esboço Este artigo sobre escultura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.