Código Internacional de Nomenclatura de Bactérias
Este artigo ou secção contém uma lista de referências no fim do texto, mas as suas fontes não são claras porque não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (Novembro de 2020) |
O Código Internacional de Nomenclatura de Bactérias, mais conhecido pela sua sigla inglesa ICNB, é o conjunto de regras estabelecidas por consenso internacional para regular a classificação científica e a fixação da nomenclatura binomial das bactérias. Até 1980 a comunidade científica que se dedica ao estudo da bacteriologia regeu-se pelo mesmo código da botânica, tendo o ICBN mantido referência à bacteriologia até à sua edição de 1975.
O primeiro código de nomenclatura especificamente destinado à bacteriologia foi aprovado em 1947 no IV International Congress for Microbiology, realizado naquele ano, mas nunca chegou a se aplicado. A data oficial para início das regras nomenclaturais do presente ICNB foi fixada a 1 de Janeiro de 1980.
O Código é publicado sob os auspícios do International Committee on Systematics of Prokaryotes (ICSP), e edições futuras serão denominadas Código Internacional para a Denominação dos Procariotas.
Bibliografia[editar | editar código-fonte]
- Tindall, B.J. (1999). Misunderstanding the Bacteriological Code. Int J Syst Bacteriol. 49, 1313-1316. PMID 10425796. HTML PDF