Código Internacional de Nomenclatura de Bactérias

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Código Internacional de Nomenclatura de Bactérias, mais conhecido pela sua sigla inglesa ICNB, é o conjunto de regras estabelecidas por consenso internacional para regular a classificação científica e a fixação da nomenclatura binomial das bactérias. Até 1980 a comunidade científica que se dedica ao estudo da bacteriologia regeu-se pelo mesmo código da botânica, tendo o ICBN mantido referência à bacteriologia até à sua edição de 1975.

O primeiro código de nomenclatura especificamente destinado à bacteriologia foi aprovado em 1947 no IV International Congress for Microbiology, realizado naquele ano, mas nunca chegou a se aplicado. A data oficial para início das regras nomenclaturais do presente ICNB foi fixada a 1 de Janeiro de 1980.

O Código é publicado sob os auspícios do International Committee on Systematics of Prokaryotes (ICSP), e edições futuras serão denominadas Código Internacional para a Denominação dos Procariotas.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Tindall, B.J. (1999). Misunderstanding the Bacteriological Code. Int J Syst Bacteriol. 49, 1313-1316. PMID 10425796. HTML PDF

Ligações externas[editar | editar código-fonte]