Cabeça Gorda

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Portugal Portugal Cabeça Gorda 
  Freguesia  
Símbolos
Brasão de armas de Cabeça Gorda
Brasão de armas
Localização
Cabeça Gorda está localizado em: Portugal Continental
Cabeça Gorda
Localização de Cabeça Gorda em Portugal
Coordenadas 37° 55' 29" N 7° 47' 36" O
País Portugal Portugal
Região Alentejo
Sub-região Baixo Alentejo
Província Baixo Alentejo
Concelho BJA.png Beja
Administração
Tipo Junta de freguesia
Presidente Maria Lucilia Pereira Rosa Simão (PCP-PEV)
Características geográficas
Área total 78,16 km²
População total (2011) 1 386 hab.
Densidade 17,7 hab./km²
Código postal 7800-631

Cabeça Gorda é uma freguesia portuguesa do concelho de Beja, na região do Alentejo, com 78,16 km² de área e 1 386 habitantes (2011). A sua densidade populacional é de 17,7 hab/km².

Criada com lugares da freguesia de Salvada

A Freguesia de Cabeça Gorda é um das freguesias mais recentes do concelho de Beja tendo nascido em 1901. Até esta data, o território que hoje constitui fazia parte da Freguesia da Salvada.

Existem relatos que referem que a aldeia de Cabeça Gorda é muito mais antiga, no entanto, apenas foi transformada em sede de freguesia no século XX, sendo possível precisar com segurança a data da sua criação.

Segundo  dados históricos, pode-se situar temporalmente a aldeia da Cabeça Gorda muito antes do nascimento de Portugal, sendo que, parece provável, as aldeias da Cabeça Gorda e da Salvada tenham tido a sua origem na época da ocupação árabe que teve início no ano 702 d.C.

A freguesia foi criada com a designação de Nossa Senhora da Conceição da Rocha, embora seja conhecida por Cabeça Gorda. Pensa-se que esta designação popular, certamente muito mais antiga do que a oficial, e que acabou por se generalizar ao ponto daquela ser praticamente desconhecida, teve a sua origem numa toponíma geográfica designada por "cabeço" (monte) e o adjetivo "gorda" indicaria a grande largura dessa elevação. A designação Cabeça Gorda significa assim "monte grande" ou grande elevação.

De facto pode-se constatar que a aldeia da Cabeça Gorda está situada no ponto mais alto da região, sendo que terá sido a partir da observação desde facto que nasceu o nome da aldeia.

População[editar | editar código-fonte]

População da freguesia de Cabeça Gorda (1911 – 2011) [1]
1911 1920 1930 1940 1950 1960 1970 1981 1991 2001 2011
2 355 2 358 2 510 2 638 2 761 2 509 1 958 1 829 1 621 1 571 1 386

Brasão de Armas: Escudo de prata, monte de verde encimado por crus da Ordem de Santiago, de vermelho. À dextra e sinistra desta, um crescente de cor verde. Coroa mural de prata com três torres abertas. Listel branco com a legenda, a negro, "Cabeça Gorda". O monte verde consta como elemento falante representando o nome de Cabeça Gorda; sobre o monte verde, e em memória à transição entre o domínio Muçulmano e o verde, do Islão. Sobre o monte verde, ao centro do escudo, a cruz, simbolizando, nomeadamente do duque de Beja.


Situada 12 kms a sul da capital do Baixo Alentejo, é uma das Freguesias mais jovem do Concelho de Beja, a Cabeça Gorda destaca-se pelo seu dinamismo e por soluções que têm promovido, localmente, novas políticas de desenvolvimento que valorizam os recursos locais e a diversificação das actividades rurais.

Neste contexto, o turismo é considerado um sector-chave para a reabilitação económica do território e que dá a conhecer a autenticidade dos nossos recursos na Cultura, no Artesanato, na Gastronomia, no Alojamento, no Património Material e Imaterial e até numa famosa rota de Peregrinação (Caminho de Santiago).

Disfrute de um local que convida à comunhão com a Natureza, na nossa floresta de 320 Ha, maioritariamente de montado, e conheça os nossos Percursos Pedestres, Passeios Equestres, Birdwatching, Observação de Veados, passeio de BTT, passeio de Mota e muito mais...

Na sua visita à Cabeça Gorda, encontrará uma nova realidade rural, mas onde as tradições e as pessoas são parte integrante do que irá experienciar.


Referências

  1. Instituto Nacional de Estatística (Recenseamentos Gerais da População) - https://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_publicacoes

2. Site da Junta de Freguesia de Cabeça Gorda - http://www.jf-cgorda.com

Ícone de esboço Este artigo sobre freguesias portuguesas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.