Caixa de Pandora

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2017). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

"A criação do mundo é um problema que,muito naturalmente,desperta a curiosidade do homem, seu habitante.A mulher ainda não fora criada.A versão (bem absurda para alguns, nos dias de hoje) é que júpiter a fez e a enviou-a a Prometeu e a seu irmão,para puni-los pela ousadia de furtar o fogo do Olimpo,e ao homem,por tê-lo aceito,A primeira mulher chamava-se Pandora.Foi feita no céu, e cada um dos deuses contribuiu com alguma coisa para aperfeiçoá-la,Vênus deu lhe a beleza,Apolo a Música,entre outros.Ela foi mandada a terra,e foi aceita por Epimeteu .Na sua casa, Epimeteu tinha uma caixa,na qual guardava alguns artefatos malignos.Pandora foi tomada por imensa curiosidade de que saber o que tinha dentro daquela caixa,e certo dia a destampou.Assim,escapou e se espalhou por toda a parte uma multidão de pragas que atingiram o homem,tais como a gota,o reumatismo e a cólica.Pandora apressou-se em colocar a tampa na caixa, mas, infelizmente,escapara todo o conteúdo da mesma,com exceção de uma única coisa,a Esperança.

Mídia[editar | editar código-fonte]

A Caixa de Pandora é sem dúvida, alvo de muito conteúdo em séries e filmes sobre histórias e mitologias de diferentes modos. Ela aparece, notavelmente, no filme Lara Croft como uma gigantesca caixa que possui senhas quase indecifráveis e com espaço para um único ser, e ao invés de ter uma dimensão mundial como a original, ela possui uma dimensão universal e recebe o nome de Caixa de Pandorica ou simplesmente Pandorica. Ela o isola completamente do universo, fazendo seu prisioneiro vivo para sempre, até ser aberta, ele não precisa comer, beber, respirar ou fazer necessidades básicas. Este ser, no entanto, é o portador de todos os males do universo, eis a razão de ser trancado na caixa.