Calendário Pirelli

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Calendário Pirelli é uma publicação anual cujas origens remontam a 1964, e que costuma reunir fotógrafos renomados e grandes ícones do cenário fashion em edições retratadas nas paisagens mais deslumbrantes do planeta.[1]

O calendário é publicado pela empresa italiana Pirelli.

História[editar | editar código-fonte]

Na década de 1980 com o surgimento da era das supermodelos, top models como Iman (em 1985) e Naomi Campbell (1987), começaram a aparecer nas cobiçadas páginas do calendário.

Em 1998, o fotógrafo Bruce Weber fotografou, pela primeira vez, homens que não eram modelos, mas que eram figuras importantes do cenário pop, como o músico B.B. King, o ator Ewan McGregor e o vocalista da banda U2, Bono Vox.

Em 2001, o renomado fotógrafo peruano Mario Testino, fotografou várias modelos brasileiras para o calendário, entre elas: Gisele Bündchen, Mariana Weickert, Fernanda Tavares e Ana Claudia Michels em Nápoles na Itália.

Em 2003, Bruce Weber, reuniu, pela primeira vez, homens e mulheres juntos para ilustrar as páginas do calendário. Entre os brasileiros estavam: Alessandra Ambrósio, Isabeli Fontana e Marcelo Boldrini. Em 2005, o casting do Calendário Pirelli trouxe imagens das brasileiras Adriana Lima, Isabeli Fontana, Liliane Ferrarezi, Valéria Bohn e da top inglesa Naomi Campbell no Rio de Janeiro.

Em 2006, Gisele Bundchen posou novamente para o calendário.[2] Além da top model, a edição trouxe em suas páginas, a cantora e atriz Jennifer Lopez e a modelo britânica Kate Moss. Em 2007, a edição trouxe como capa a atriz italiana Sophia Loren.[3] Em 2008, Carol Trentini foi a única brasileira a representar o país nas concorridas páginas.[4] Em 2009, as tops Emanuela de Paula e Isabeli Fontana, são as brasileiras que ilustram o famoso calendário.

Referências

  1. «Calendário Pirelli: Fetiche para poucos». almanaque.folha.uol.com.br. Consultado em 27 de abril de 2009 
  2. «ItaliaOggi - Calendário Pirelli traz Gisele irreconhecível». www.italiaoggi.com.br. Consultado em 27 de abril de 2009 
  3. «Terra - Calendário Pirelli». www.terra.com.br. Consultado em 27 de abril de 2009 
  4. «Com Carol Trentini, Calendário Pirelli 2008 é lançado nesta quinta; veja fotos - 29/11/2007 - UOL Estilo - Moda». estilo.uol.com.br. Consultado em 27 de abril de 2009 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]