Calibração

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde dezembro de 2016)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.

Calibração ou calibragem é o nome dado ao conjunto de operações que estabelecem, sob condições especificadas, a relação entre os valores indicados por um instrumento (calibrador) ou sistema de medição e os valores representados por uma medida materializada ou um material de referência, ou os correspondentes das grandezas estabelecidas por padrões.

Em siderurgia, na laminação de produtos não-planos de aço, é a atividade de projetar o formato dos canais usinados nos cilindros de modo a transformar passo a passo um tarugo ou um lingote em um produto laminado.

As operações de calibração são baseadas na comparação dos instrumentos padrão de modo determinar a sua exatidão e verificar se essa exatidão continua de acordo com a especificação de fabricante.

Em termos práticos, a calibração é uma ferramenta básica que visa a assegurar a confiabilidade de um instrumento de medição, por meio da comparação do valor medido com um padrão rastreado ao Sistema Internacional (SI). Os certificados são emitidos dentro desse conceito de rastreabilidade, pois utilizam-se padrões de referência rastreados ao NIST - National Institute of Standards and Technology – USA e só não podem ser utilizados quando o selo RBC é exigido no certificado. A calibração de instrumentos pode ser feita por um laboratório, sem necessariamente estar acreditado. Como argumentos, encontram-se na página do Inmetro, a citação que a acreditação é voluntária e tem-se também, a definição do VIM - Vocabulário Internacional de Metrologia, que contém as definições sobre metrologia, que descreve a calibração como "operação que estabelece, numa primeira etapa e sob condições especificadas, uma relação entre os valores indicados e as incertezas de medição, fornecidos por padrões e as indicações correspondentes com as incertezas associadas; numa segunda etapa, utiliza-se esta informação para estabelecer uma relação visando a obtenção de um resultado de medição a partir de uma indicação."

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Mecânica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.