Canicross

From Wikipédia
Jump to navigation Jump to search
Philippe Wéry, campeão da Bélgica de canicross.

Canicross é um termo usado para descrever o esporte de corrida cross country, ou trekking com cães. Este esporte consiste em praticar corrida em terreno irregular onde o homem e seu melhor amigo, o cão, estão em total harmonia em busca não só de vitórias, mas de muita diversão. Pode ser praticado com um ou dois cães, sempre atrelados por uma guia ao condutor. O condutor normalmente usa um cinto que se conecta a corda elástica e ao running harness, uma espécie de colete de tração no cão. A corda elástica reduz o choque tanto no condutor, como também no cão quando ele traciona.

O esporte é originário da Europa, mais especificamente do Reino Unido, onde foi criado como forma de treinamento para cães de trenó ou tração. No trenó, o início do treinamento era realizado com o cão atrelado a guia e a guia atrelado ao condutor, para que o cão adquirisse confiança em tracionar algo. Note que sempre que você colocar um cão para puxar algo ligeiramente pesado, nas primeiras vezes ele se sentirá incomodado e muito desconfiado, por isso a prévia corrida com o condutor. Notando que esta parte do treinamento era algo prazeroso para ambos, decidiram que este poderia ser um hábito bom, mais tarde se tornando o canicross.

O canicross é um esporte que pode ser praticado por qualquer pessoa em qualquer idade, desde que em condições físicas para tal. Obviamente, antes de sair correndo com o cão, é altamente recomendado que, condutor e cão, sejam submetidos a exames médicos para saber se tudo está bem. A prática do canicross é muitíssimo satisfatória tanto para profissionais competidores, como para "atletas de final de semana". Para competições, não existe um limite máximo de idade para condutores, mas sim um mínimo de 7 anos, e em distâncias curtas. Já para os cães, a idade inicial é de 1 ano, e a máxima deverá ser avaliada pelo condutor consciente e seu veterinário. O canicross, diferente de outros esportes com cães, não requer pedigree. São permitidos cães de todas as raças incluindo cães sem raça definida. O esporte é novo no mundo todo, com cerca de 10 anos de vida, e ainda não é muito popular no Brasil. Em Portugal, depois de uma paragem prolongada voltou a renascer com a primeira prova no dia 26 Janeiro 2020, na Ota, em Alenquer, com várias vertentes de mushing incluindo o canicross. Prova esta realizada pela quipa da Bushiway Mushing Team, com várias provas disputadas no estrangeiro. Com algumas provas já com datas marcadas, o mushing em Portugal promete uma nova vida.

Equipamentos utilizados[edit | edit source]

- Waist Belt - (cinto para o condutor) - Harness (colete de tração para o cão) - Canicross Line

- Arnês para o cachorro (não é o mesmo arnês que o do passeio)

- Uma guia amortecida

Ligações externas[edit | edit source]