Capela da Nossa Senhora da Glória

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Capela da Nossa Senhora da Glória
Apresentação
Tipo
Localização
Localização
Coordenadas
Mapa

A Capela de Nossa Senhora da Glória foi instituída no Século XVI, em 1599 obra do mestre Jerónimo Jorge (c.1570-1617). Sua edificação foi pelo fidalgo Henrique Bettencourt Vasconcelos no século XVII; Em 1620 a provável feitura do retábulo; Em 1823 foi administrada pelo morgado Luís Correia. Ainda na primeira metade do século XX, por cerca de 1920 foi restaurada pela a proprietária da altura, condessa de Torre Bela.[1]

A celebração da padroeira deste pequeno templo ainda se concretiza todos os anos, normalmente sendo comemorada no último fim de semana de Agosto.

Localização[editar | editar código-fonte]

Capela de Nossa Senhora da Glória está localizada, na freguesia do Campanário, no concelho da Ribeira Brava, na ilha da Madeira. Esta mesma foi construída no cimo de um rochedo à beira mar, no Sítio da Pedra de Nossa Senhora.

Características[2][editar | editar código-fonte]

Esta capela segue um modelo maneirista, usado pelo mestre Jerónimo Jorge e mais tarde, por seu filho João Bartolomeu, de forma adaptada ao local que se encontra mais simplista, isolado e num planalto.

Os elementos de decoração exteriores é um portal de volta perfeita em cantaria regional, contento uma cornija com balanço e de impostas, não muito trabalhadas, com as suas bases relativamente simples.

Referências

  1. Carita, Rui. http://aprenderamadeira.net/arquitetura-religiosa/  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  2. «Capela de nossa senhora». 15 de abril de 2019