Capelinha do Amparo
Este artigo ou secção contém uma lista de referências no fim do texto, mas as suas fontes não são claras porque não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (Março de 2016) |
Capelinha de Santo Amaro ou simplesmente Capelinha, como é mais conhecida a localidade, tem seu nome devido à construção no início do século XX de uma capela consagrada a Nossa Senhora do Amparo. A região desenvolveu-se bastante com a construção e posterior asfaltamento de acessos rodoviários, hoje chamada de BR-101, ligando Campos dos Goytacazes ao Rio de Janeiro . A região de Capelinha do Amparo desde 1952 pertence ao segundo distrito, Macabuzinho mas, nos últimos anos, com a emancipação de Carapebus, esse território foi tomado pelo novo município.
Capelinha é hoje área de litígio entre os vizinhos Carapebus e Conceição de Macabu, embora historicamente seja território macabuense.
Fonte
[editar | editar código-fonte]GOMES, Marcelo Abreu. ABC de Macabu - Dicionário de topônimos e curiosidades. Conceição de Macabu. Gráfica Macuco, 2004.