Carlos Amadeu de Saboia-Nemours

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Carlos Amadeu

Carlos Amadeu de Saboia-Nemours (em francês: Charles-Amédée de Savoie-Nemours; Paris, 12 de abril de 1624 - Paris, 30 de julho de 1652) foi Duque de Genebra, Duque de Némours, e de Duque de Aumale, Conde de Gisors, Marquês de Saint-Sorlin e de Saint-Rambert, e Par de França, nasceu em Paris e 12 de Abril de 1624 e morreu na mesma cidade a 30 de Julho de 1652.

Filiação[editar | editar código-fonte]

Terceiro filho de Henrique I de Saboia-Nemours, Duque de Genebra e de Nemours, e de Ana de Lorena, duquesa de Aumale, torna-se o chefe da Casa de Saboia-Nemours quando o seu irmão primogênito, Luís de Saboia-Nemours, morre em 1641.

Militar[editar | editar código-fonte]

Um aristocrata militar, foi muito activo durante a Fronda, na França, toma parte na Guerra dos Trinta Anos, na tomada de Mardyck e ao Cerco de Dunkerque, onde é ferido, mas morre em duelo com o seu cunhado, o Duque de Vandome.

Família e descendência[editar | editar código-fonte]

Casou em Paris, no Louvre a 11 de julho de 1643, com uma sobrinha rei Luís XIII, Isabel de Bourbon-Vendôme, chamada de Mademoiselle de Vendôme, filha de César de Bourbon, Duque de Vendôme e de Francisca de Lorena, duquesa de Mercœur e de Penthièvre. Deste casamento nasceram:


Antecessor Carlos Amadeu de Saboia-Nemours
1624 - †1652
Sucessor
Luís de Saboia-Nemours Armoiries Savoie-Nemours.svg
Brasão dos Saboia-Nemours
Henrique II de Saboia-Nemours
Duque de Genebra, Duque de Némours e Duque de Aumale

Ver também[editar | editar código-fonte]