Carlos Muñoz (automobilista)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Carlos Muñoz
Informações pessoais
Nome completo Carlos Andrés Muñoz
Nacionalidade Colômbia Colombiano
Nascimento 2 de fevereiro de 1992 (32 anos)
Registros na IndyCar Series
Temporadas 2013-
Equipes 2 (Andretti Autosport e Panther)
Corridas 70
Vitórias 1
Pódios 7
Pole positions 1
Voltas mais rápidas 0
Primeira corrida Estados Unidos Indy 500, 2013

Carlos Andrés Muñoz (Bogotá, 2 de fevereiro de 1992) é um piloto colombiano de automobilismo. Disputa atualmente a IndyCar pela equipe Andretti Autosport.

Iniciou sua carreira pilotando karts em 2002, aos dez anos de idade. Aos 15, profissionalizou-se no automobilismo disputando a Fórmula TR 1600 Pro Series em 2007. Pilotou ainda na Fórmula Renault (séries 2.0 Italiana, Eurocup e 2.0 WEC), na Fórmula 3 Open Europeia e na Fórmula 3 Euro Series. Ganhou destaque em 2012 após disputar a temporada da Indy Lights, onde, embora tivesse conquistado cinco pódios (dois segundos lugares, um terceiro e duas vitórias), terminou o campeonato em quinto lugar.

Muñoz na IndyCar Series em 2018.

Em 2013, Muñoz inscreveu-se para a disputa das 500 Milhas de Indianápolis pela equipe Andretti Autosport, e se destacou liderando dois treinos, sendo o único piloto presente na pista a obter tal marca[1]. No "Pole-Day", o colombiano repetiu o bom desempenho e conquistou a segunda colocação, atrás somente do norte-americano Ed Carpenter, o pole-position. Sobre a corrida, Muñoz disse que seria "incrível" repetir a façanha de seu compatriota Juan Pablo Montoya, vencedor da Indy 500 em 2000[2].

Na prova, o colombiano terminou na mesma posição em que largou, ficando atrás do vencedor, o brasileiro Tony Kanaan. Ainda participou da etapa 2 de Toronto pela Panther, substituindo o lesionado Ryan Briscoe, e do GP de Fontana, pela Andretti, mas não repetiu o desempenho de Indianápolis.

Em 2014, Muñoz realizou sua primeira temporada completa na Indy, ficando 6 vezes entre os 10 primeiros colocados e obteve 3 pódios (Long Beach, Houston e Pocono), terminando o campeonato em oitavo lugar, com 483 pontos.

Referências

Links[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre automobilismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.