Carlos de Schleswig-Holstein-Sonderburg-Glücksburg

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Carlos
Duque de Schleswig-Holstein-Sonderburg-Glücksburg
1813 Carl von Glucksburg.jpg
Carlos
Governo
Consorte Guilhermina Maria da Dinamarca
Vida
Nascimento 30 de Setembro de 1813
Gottorp, Alemanha
Morte 24 de Outubro de 1878 (65 anos)
Glücksburg, Alemanha
Pai Frederico Guilherme de Schleswig-Holstein-Sonderburg-Glücksburg
Mãe Luísa Carolina de Hesse-Cassel

Carlos de Schleswig-Holstein-Sonderburg-Glücksburg (30 de setembro de 1813 - 24 de outubro de 1878) foi um duque de Schleswig-Holstein-Sonderburg-Glücksburg e irmão mais velho do rei Cristiano IX da Dinamarca.

Família[editar | editar código-fonte]

Carlos era o segundo filho do duque Frederico Guilherme de Schleswig-Holstein-Sonderburg-Glücksburg e da landegravina Luísa Carolina de Hesse-Cassel. Entre os seus irmãos estava o rei Cristiano IX da Dinamarca, o que o tornava tio-avô de vários monarcas europeus incluindo o rei Jorge V do Reino Unido, o czar Nicolau II da Rússia, o rei Constantino I da Grécia ou o rei Frederico VIII da Dinamarca. Os seus avós paternos eram o duque Frederico Carlos Luís de Schleswig-Holstein-Sonderburg-Glücksburg e a condessa Frederica de Schlieben. Os seus avós maternos eram o landegrave Carlos de Hesse-Cassel e a princesa Luísa da Dinamarca.[1]

Casamento[editar | editar código-fonte]

Carlos casou-se com a princesa Guilhermina Maria da Dinamarca, filha do rei Frederico V da Dinamarca e da sua esposa, a landegravina Maria Sofia de Hesse-Cassel, a 19 de maio de 1838 no Palácio de Amalienborg em Copenhaga. Guilhermina tinha sido casada antes com o futuro rei Frederico VII da Dinamarca.

Carlos morreu a 24 de outubro de 1878, aos sessenta e cinco anos de idade, sem filhos. Muitos acreditam que Guilhermina era estéril, visto que existem vários registos de abortos e bebés nascidos mortos no casal.

Referências