Casa Singer (São Petersburgo)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Casa Singer
Дом компании Зингер
Fachada da Casa Singer
Estilo dominante Art Nouveau
Arquiteto Pavel Suzor
Fim da construção 1904
Local São Petersburgo,  Rússia

A Casa Singer (em russo: Дом компании Зингер), também conhecida como a Casa dos Livros (em russo: Дом книги), é um edifício localizado na interseção da Nevsky Prospekt e do Canal Griboiedov, em frente à Catedral de Cazã em São Petersburgo, na Rússia. É reconhecido como um marco histórico e tem status oficial de objeto do Patrimônio Cultural Russo, e também é onde está a sede da rede social VK.

História[editar | editar código-fonte]

O edifício foi projetado pelo arquiteto Pavel Suzor para o ramo russo da Singer Corporation. A administração da Singer Corporation inicialmente pretendia construir um arranha-céu, semelhante ao Singer Building, sede da empresa que estava sendo construída naquela época em Nova York, mas o código de construção de São Petersburgo não permitia estruturas mais altas que o Palácio de Inverno, a residência do imperador. O arquiteto encontrou uma solução elegante para o limite de 23,5 metros de altura: o edifício Art Nouveau de seis andares é coroado com uma torre de vidro, que por sua vez é coberta por um globo de vidro criado pelo artista estônio Amandus Adamson.[1] Esta torre cria a impressão de uma elevação substancial, mas é suficientemente sutil para não ofuscar a Catedral de Cazã ou a Catedral do Sangue Derramado.

Durante a Primeira Guerra Mundial a embaixada dos Estados Unidos foi localizada no edifício por um breve período.[2] Em 1919, pouco depois da Revolução de Outubro, o edifício foi entregue à Editora Estadual de Petrogrado. A livraria continuou funcionando durante o cerco de Leningrado até novembro de 1942, reabrindo outra vez em 1948. O edifício foi fechado para a reconstrução entre 2004 e 2006, e quando foi reaberto abrigou diversos negócios, incluindo a Casa dos Livros[3] e o Café Singer.[4]

Fontes[editar | editar código-fonte]

  • Рубашкин А. И. (2003). В Доме Зингера и вокруг него (em russo). [S.l.]: Logos. 568 páginas. ISBN 5-87288-255-6 
  • Вознесенский А. (2008). Дом компании "Зингер" - Дом Книги (em russo). [S.l.]: Коло. 44 páginas 

Referências

  1. Дом Книги (Дом Зингера) (em russo) 
  2. Buildings in Saint Petersburg (em inglês) 
  3. «The House of Books, the Book Shop» (em inglês). Saint Petersburg Encyclopedia 
  4. «Cafe Singer home page» (em inglês)