Palácio de Inverno

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Palácio de Inverno
Winter Palace Panorama 3.jpg
História
Arquiteto
Complexo
Período de construção
Uso
residência oficial
Arquitetura
Estilo
Elizabethan Baroque (en)
Estatuto patrimonial
federal cultural heritage site in Russia (d)Visualizar e editar dados no Wikidata
Administração
Ocupante
Website
Localização
Endereço
Dvortsovy Municipal Okrug (en)
Flag of Russia.svg Rússia
Coordenadas
O Palácio de Inverno
O Palácio de Inverno visto do rio Neva
O Palácio de Inverno visto da Praça do Palácio

O Palácio de Inverno (em russo: Зимний дворец) é um palácio imperial da Rússia. Fica localizado em São Petersburgo, entre o Cais do Palácio e a Praça do Palácio. Foi construído entre 1754 e 1762 para servir de residência de inverno aos czares russos e suas famílias. Em 1764, foi iniciada a construção do Salão Pequeno do Hermitage, que duraria até 1775.

Desenhado por Bartolomeo Rastrelli, o palácio verde-e-branco em estilo rococó possui 1786 portas e 1945 janelas. Catarina, a Grande, foi a primeira czarina a ocupá-lo.

O palácio faz parte, atualmente, de um complexo de edifícios conhecido como Museu Estatal do Hermitage, o qual acolhe uma das maiores coleções de arte no mundo. Como parte do museu, muitas das 1057 galerias e salas do Palácio de Inverno estão abertas ao público. A Galeria Militar, aberta em 1826, acomoda 332 retratos de líderes militares do exército russo durante a Campanha da Rússia (1812).

Depois da Revolução de Fevereiro na Rússia, o Palácio de Inverno foi quartel-general do Governo Provisório da Rússia (1917). O assalto do Palácio de Inverno pelas forças bolcheviques foi o marco oficial da Revolução de Outubro.

Ver também[editar | editar código-fonte]