Casapueblo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Casapueblo
Casapueblo
Casapueblo
Dados
Localização Maldonado, Punta Ballena, Uruguai
Data de abertura 1960
Nº de Estrelas Vista-keditbookmarks.pngVista-keditbookmarks.pngVista-keditbookmarks.pngVista-keditbookmarks.png
Desenvolvedor Carlos Páez Vilaró
Arquiteto Carlos Páez Vilaró
Proprietário Carlos Páez Vilaró
Nº de restaurantes 1
Nº de quartos 56
Nº de suítes 12
Website Hotel Casapueblo

Casapueblo é a antiga casa de verão do artista plástico e arquiteto uruguaio Carlos Páez Vilaró,[1] atualmente uma cidadela-escultura que inclui um museu, uma galeria de arte e um hotel chamado Hotel Casapueblo ou Club Hotel Casapueblo, que fica dentro da estrutura. Está localizada em Punta Ballena, próximo de Punta del Este, no Uruguai.[2]

Construída ao redor de uma casa de lata chamada La Pionera (Da Pioneer), foi o arquiteto Carlos Páez Vilaró quem a desenhou, com um estilo semelhante ao das casas da costa mediterrânea de Santorini. Mas, o arquiteto geralmente referia-se ao forneiro, um pássaro típico do Uruguai, para explicar o tipo de construção.

A estrutura tem também um restaurante, chamado Las Terrazas (Os Terraços), que segue o estilo da construção original e oferece um saboroso cardápio internacional. Apresenta também uma homenagem a Carlos Miguel (filho do artista), e um dos dezesseis uruguaios sobreviventes do acidente aéreo da Força Aérea Uruguaia Vôo 571 que caiu nos Andes em 13 de outubro de 1972. A loja do museu recebeu algumas das mais importantes personalidades do mundo político e cultural. .

O local é de difícil acesso para deficientes físicos e idosos, e possui uma grande quantidade de escadas, sem corrimão.[3]

Serviços e atividades[editar | editar código-fonte]

O hotel dispõe de vários tipos de quartos, com capacidade de acomodar de 2 a 8 pessoas, e televisão por satélite. A alta temporada vai de dezembro a fevereiro, Conta com bar e restaurante.

Proporciona atividades diversas como natação, atividades recreativas, hipismo, golfe, tênis, prática de desportos náuticos, jet ski, esqui aquático, banana boat, passeios tradicionais, aereóbica, pedestrianismo, classes de ginásio, spa com piscina aquecida, massagem, hidromassagem, ginástica, sauna.

Era uma casa muito engraçada[editar | editar código-fonte]

Acredita-se que A Casa da canção de Vinícius de Morais seja a Casapueblo. Em seus supostos versos originais não gravados em disco a canção diria: "Mas era feita com pororó / Era a casa de Vilaró[4]." Vinícius teria composto a canção de improviso para agradar as filhas de Carlos Páez Vilaró durante o período em que foi embaixador do Brasil no Uruguai, época em que frequentava a casa do amigo. Posteriormente, nos anos 80, a música comporia o álbum A Arca de Noé que seria transformado em programa de televisão e seria o primeiro da TV brasileira a receber um prêmio Emmy.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Casapueblo