Cachoeira do Avencal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Cascata do Avencal)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde Outubro de 2008). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

A Cachoeira do Avencal (ou Cascata do Avencal) é uma das cachoeiras do município de Urubici, em Santa Catarina, no Planalto Catarinense.[1]

O nome Avencal deriva da avenca (um tipo do gênero Adiantum), vegetação comum nesta região. O pequeno rio que forma a cachoeira se chama rio do Funil, sugestivo da grande parede em semicírculo que deu origem a cachoeira. A cachoeira tem 100 metros de altura e é de fácil acesso, inclusive de carro. Fica a 8 km do núcleo urbano de Urubici, via a SC-416 na direção de Vacas Gordas. A entrada da estrada de terra está à 6.3km, medido da igreja matriz. É cobrada uma pequena taxa de entrada.

É evidente o contato entre os derrames de lavas, que é a principal característica estrutural da Formação Serra Geral, o maior extravasamento de lavas do planeta.

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Santa Catarina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.