Castelo de Ripaille

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Castelo de Ripaille
Castelo de Ripaille
Vista panorâmica
Tipo
Estilo dominante Renascença
Início da construção Século XV
Fim da construção Século XIX
Website http://www.Ripaille.fr
Estado de conservação
  • preservado
Geografia
País  França
Região Alta Saboia
Coordenadas 46° 23' 17" N 6° 29' 12" E
Notas: A área da propriedade é de 53 hectares

O Castelo de Ripaille é um castelo do século XVI situado na comuna francesa de Thonon-les-Bains, no departamento da Alta Saboia. Situado junta ao Lago Lemano, foi neste castelo que Amadeu VIII de Saboia acolheu o Papa Eugênio IV cerca de 1440.

O castelo fica numa propriedade de 53 hectares com um arboretum de 58 essências (perfumes) diferentes e um domínio vinícola classificado entre o DOC - Vinho de Saboia.

História[editar | editar código-fonte]

A partir de um pavillon de chasse não deixou de ser remodelado e ampliado. Ao princípio de século XV foi erigido o eremitário de Ripaille, destinado à habitação de Amadeu VIII de Saboia depois da sua abdicação, e de seis dos seus Compagnon que aí fundaram a Ordem de São Maurício em 1434.

É vulgarmente confundido com o Castelo de Thonon que foi destruído no século XVII e que foi desde 1411 até ao fim do século XV uma das principais residências da Casa de Saboia [1].

Arquitetura[editar | editar código-fonte]

Ao início tinha sete torres das quais só subsistem quatro. É considerado um monumento de grande originalidade com as torres alinhadas na fachada, e constituí um tipo único de habitação meio-senhorial meio-comunitário, pelo que é chamado como uma "Cartuxeira para grandes Senhores".

Depois de ter sido ocupado durante muito tempo pelos cartuxos nos séculos XVII e XVIII, Ripaille foi salvo da ruína por um industrial a que lhe deu o esplendor, mesmo se deixou a sua "marca" enquanto que renovador da Art nouveau [2].

Justos[editar | editar código-fonte]

No meio da sua floresta foi inaugurado a 2 de novembro de 1997 um monumento aos Justos que foi posto à disposição da cidade pelo Consistório central de França e a Associação francesa para homenagem dos Justos. O monumento é uma obra do escultor Nicholas Moscovitz [3] - [4].

Referências

  1. «Castelo de Ripaille» (em francês)  - Maio 2012
  2. «O castelo de Ripaille» (em francês)  - Maio 2012
  3. «Distinctions et prix» (em francês)  - Maio 2012
  4. «MÉMORIAL NATIONAL DES JUSTES» (em francês)  - Maio 2012

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Sítio oficial