Castelo de Tintagel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Castelo de Tintagel
Tintagel Castle
Cornualha, Inglaterra
Upper mainland courtyard of Tintagel Castle, 2007.jpg
O Castelo de Tintagel atualmente
Tipo Castelo
Construído Século XIII
Materiais de
construção
Pedra e cascalho
Condição
atual
Ruínas
Proprietário
atual
Carlos, Príncipe de Gales como atual Duque da Cornualha
Aberto ao
público
Sim
Controlado por English Heritage

O Castelo de Tintagel (em córnico: Dintagel, que significa "forte da constrição") é uma fortificação medieval localizada na península da Ilha de Tintagel, próxima da vila de Tintagel, ao norte da Cornualha na Inglaterra. O sítio arqueológico possivelmente foi ocupado na época Bretã-Romana, já que muitos artefatos desse período foram achados na península, embora nenhuma estrutura romana tenha sido encontrada no local. Posteriormente foi ocupado na Idade Média, quando provavelmente serviu como uma residência sazonal para os reis da Dumnônia. No século XIII, um castelo foi construído no local por Ricardo, 1.º Conde da Cornualha, quando a Cornualha já estava conquistada pelo Reino da Inglaterra. Mais tarde acabou sendo abandonado e hoje jaz em ruínas.

Investigações arqueológicas nas ruínas começaram no século XIX e acabou virando uma atração turística. Na década de 1930, escavações revelaram indícios de habitações muito mais antigas do que se pensava, apontando ligações com a região Mediterrânea no final do domínio romano.

O castelo tem sido associado a lendas relacionadas com o Rei Artur, tradição iniciada no século XII por Godofredo de Monmouth, que por sua vez descreveu como o local onde foi concebido Artur em seu livro pseudo-histórico Historia Regum Britanniae. Godofredo conta que, através de uma feitiçaria de Merlin, o pai de Artur, Uther Pendragon, se disfarçou de Gorlois, Duque da Cornualha, e dormiu com Igraine, a mãe de Artur.

O Castelo de Tintagel se tornou uma atração turística desde meados do século XIX. Propriedade de Carlos, Príncipe de Gales, o sítio é atualmente administrado pela English Heritage.


Ícone de esboço Este artigo sobre um castelo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Castelo de Tintagel