Catasetum macrocarpum

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Como ler uma infocaixa de taxonomiaCatasetum macrocarpum
Catasetum macrocarpum

Catasetum macrocarpum
Classificação científica
Domínio: Eukaryota
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Asparagales
Família: Orchidaceae
Género: Catasetum
Espécie: C. macrocarpum
Nome binomial
Catasetum macrocarpum
Rich. ex Kunth (1822)

Catasetum macrocarpum

No reino das Orquídeas, o gênero Catasetum , descrito primeiramente por Rich. ex Carl Kunth em 1820, contem mais de 60 espécies conhecidas.O nome Catasetum se origina do grego kata, que significa "embaixo", e do latim seta, referindo-se a dois prolongamentos na base da coluna da flor, em forma de seta.

Catasetum macrocarpum

O Catasetum macrocarpum tem indivíduos com flores femininas e indivíduos com flores masculinas. Este exemplar foi encontrado em área sombria no interior da floresta, em tronco envelhecido e úmido, mas é também encontrado em cima de copas de árvores e das palmeiras.Distribuição: desde o Caribe ao norte da Argentina (Trinidad y Tobago, Peru, Equador, Suriname, Guianas, Venezuela, Brasil, Colômbia e Argentina). No Brasil: nas regiões Norte, Nordeste, Centro Oeste e Sudeste.

http://e-monocot.org/taxon/urn:kew.org:wcs:taxon:35532

Habitat: Epífita de muitos ecossistemas brasileiros, floresta de terra firme, floresta ribeirinha, igapó, campina, cerrado, campo rupestre, savana e lagos artificiais.

Suas flores têm um suave e agradável perfume. Através de um complexo processo, a polinização ocorre quando uma específica abelha visita suas flores e carrega sem perceber, grudada em suas costas, a polínia com o pólen.

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Catasetum macrocarpum
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Catasetum macrocarpum