Catedral Nossa Senhora de Belém

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Catedral de Nossa Senhora de Belém
Fachada da histórica Catedral Nossa Senhora de Belém
Diocese Diocese de Guarapuava
Geografia
País Brasil
Local Guarapuava,  Brasil

Catedral Nossa Senhora de Belém, é uma igreja católica histórica localizada no município de Guarapuava,[1] no estado do Paraná. Teve Padre Chagas como um grande nome, o qual também, é nome de umas das ruas centrais do município.

Histórico[2][editar | editar código-fonte]

A Paróquia e Catedral Nossa Senhora de Belém foi criada por Alvará Régio de sua Majestade Dom João VI, em 11 de novembro de 1818. Sua instituição como Capela Curada deu-se em 1809.

Na Povoação Atalaia foi realizada a Primeira Missa, em 10 de junho de 1810.

Em 9 de dezembro de 1819 foi instalada a Freguesia de Nossa Senhora de Belém, pelo Tenente Antônio da Rocha Loures, sendo nomeado como seu Pároco e Vigário Colado, o Padre Francisco das Chagas Lima, integrante da Real Expedição e Conquista de Guarapuava.

Sua história está intimamente ligada à história da cidade. Nos primórdios, as reuniões da Câmara Municipal eram realizadas no seu interior.

A Paróquia Nossa Senhora de Belém já pertenceu às dioceses de São Paulo, Curitiba e Ponta Grossa.

A Diocese de Guarapuava foi criada pela bula Christi Vices, do Papa Paulo VI, em 16 de dezembro de 1965 e instalada em 26 de junho de 1966. Foi então que a Paróquia Nossa Senhora de Belém passou a ser também a Catedral de Diocese de Guarapuava.

O exterior e o interior da igreja já sofreram inúmeras modificações. Atualmente, os espaços internos e externos passam por revitalização no intuito de preservar o patrimônio histórico, artístico e cultural, incluindo a restauração da pintura interna, conforme a original de 1941.

A Nova Catedral [3][editar | editar código-fonte]

No ano de 1997 iniciaram os debates para a construção da Nova Catedral Nossa Senhora de Belém. Já se tinha a consciência de que uma nova estrutura, para atender a demanda, era necessária. Com a administração do então pároco, Padre José de Paulo Bessa, se decidiu que a construção seria no mesmo terreno da Antiga Catedral.

Em 1998, foi realizado concurso para a escolha do projeto arquitetônico. O trabalho vencedor, foi do arquiteto Paulo Ernesto Siqueira Martins, com um conceito que representa o Espírito Santo, de asas abertas sobre a cidade de Guarapuava, sem ofuscar a beleza e importância histórica da Antiga Catedral.

Nova Catedral, vista da Praça 9 de Dezembro

Na época da execução do projeto, houve boatos quanto a demolição ou danificação do prédio histórico da Antiga Catedral. A ideia de demolição foi prontamente negada e o estudo e trabalho técnico foram eficientes para evitar qualquer dano as estruturas.

Referências

  1. «Catedral Nossa Senhora de Belém, Guarapuava, Paraná, Brazil». www.gcatholic.org. Consultado em 5 de novembro de 2016 
  2. Fôlder de divulgação da Paróquia e Catedral Nossa Senhora de Belém. Disponível na secretaria paroquial.
  3. «CATEDRAL NOSSA SENHORA DE BELÉM: dois séculos de presença da Igreja em Guarapuava | Diopuava». Diocese de Guarapuava. Consultado em 3 de agosto de 2020