Caularthron

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma infocaixa de taxonomiaCaularthron
Caularthron bicornutum

Caularthron bicornutum
Classificação científica
Domínio: Eukaryota
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Asparagales
Família: Orchidaceae
Género: Caularthron
Espécies
ver texto

Caularthron é um género botânico pertencente à família das orquídeas (Orchidaceae). Foi proposto por Rafinesque em Flora Telluriana 2: 40, em 1837, sendo o Caularthron bicornutum (Hooker) Rafinesque, anteriormente Epidendrum bicornutum Hooker, a espécie tipo do gênero. O nome deste gênero vem do grego kaulos, caule, e arthron, articulado, em referência à aparência de articulações que existem em seus pseudobulbos, nos nós de onde as folhas caíram.

Dispersão[editar | editar código-fonte]

Caularthron é composto por quatro robustas espécies epífitas, de porte grande ou intermediário e crescimento cespitoso, amantes de luminosidade, calor e umidade, originárias da América Central e do norte da América do Sul. Três espécies registradas para o Brasil.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Os pseudobulbos das espécies deste gênero normalmente são fusiformes e ocos, freqüentemente ocupados por formigas que talvez realizem algum tipo de simbiose com a planta. As folhas inferiores costumam ser caducas e as remanescentes acumulam-se na parte superior dos pseudobulbos. A longa inflorescência racemosa nasce de seus últimos nós ou apicalmente e costuma carregar algumas ou muitas flores brancas que abrem em sequência.

As flores, médias ou grandes, de segmentos bem abertos, com sépalas elíptico-lanceoladas, pétalas um pouco mais curtas e mais largas que as sépalas, ovaladas. O labelo é inteiramente livre da coluna, comparativamente grande e vistoso, com lâmina trilobada, no disco com calos corniformes; a coluna é larga e côncava. Possuem quatro polínias.

Filogenia[editar | editar código-fonte]

Segundo a filogenia de Laeliinae publicada por Cássio van den Berg et al., e a despeito de suas flores não apresentarem labelo parcialmente soldado à coluna, Caularthron encontra-se inserido no clado de Epidendrum, sendo deste grupo o gênero que mais se aproxima de Schomburgkia. Também surpreendentemente próximos do Epidendrum armeniacum, ou como muitos denominam, Amblostoma armeniacum.

Lista de espécies[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Caularthron
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Caularthron

Referências[editar | editar código-fonte]

  • L. Watson and M. J. Dallwitz, The Families of Flowering Plants, Orchidaceae Juss.