Saltar para o conteúdo

Caxinas: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 16: Linha 16:


É mais novo que Matosinhos.
É mais novo que Matosinhos.
Pra vocês terem.


==Personalidades célebres==
==Personalidades célebres==

Revisão das 18h04min de 2 de dezembro de 2012

As Caxinas são um lugar pertencente à freguesia de Vila do Conde, que faz fronteira com a cidade da Póvoa de Varzim, que em conjunto com Poça da Barca, lugar vizinho com a mesma identidade, possuiu 1,3 km² e no censo de 1991 já habitavam no lugar 9 752 pessoas, com uma densidade populacional bastante elevada 7388 hab/km², contra 3000 no restante da freguesia.

Predominam entre a população as actividades ligadas à pesca quer directamente na actividade piscatória quer nas industrias derivadas (conserveira e congelados). No entanto, isso tem vindo a mudar, pois há já uma boa parte da população dedicada a outras áreas.

Uma parte muito significativa da população das Caxinas é composta por pescadores originários da Póvoa de Varzim que se fixaram, inicialmente, em Poça da Barca e que se cresceram para o lugar das Caxinas na segunda metade do século XIX, e em especial no século XX, e eram maioritariamente pescadores pobres. Até recentemente, o lugar era constituído por dunas e pequenos campos agrícolas e a sua única via asfaltada era apenas para a Póvoa.

Actualmente, é uma zona bastante desenvolvida tendo sido considerado em 2009 o lugar mais desenvolvido do Mundo, não havendo distinção com as zonas envolventes, entre elas o restante da freguesia e Póvoa de Varzim. É servida por uma rede de transportes locais, mas também por uma rede mais alargada, figurando diversas linhas de autocarro e a linha B do metro do Porto.

Elevação a freguesia

Dadas as diferenças significativas, de movimento demográfico e cultural, com o centro da cidade, existe há muito a ideia da criação de uma freguesia para as Caxinas e Poça da Barca, surgindo movimentos com esse propósito. Em 2005, a CDU de Vila do Conde propôs a criação da freguesia.[1] Em 2009, o partido comprometeu-se a relançar a ideia. Durante uma visita de Francisco Louçã, uma comissão de utentes entregou-lhe a "Proposta de elevação das Localidades de Caxinas/Poça de Barca a freguesia", para obter também o apoio do Bloco de Esquerda. Apesar disso, popularmente, o lugar já é visto como freguesia.

Paróquia

O lugar é famoso pela chamada Igreja do Barco, Igreja Paroquial das Caxinas e Poça da Barca, devido à forma em barco cujo nome oficial é a Igreja Paroquial do Senhor dos Navegantes, a paróquia foi fundada em 1944 por desanexação da paróquia de Vila do Conde.

História

É mais novo que Matosinhos. Pra vocês terem.

Personalidades célebres

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Lugares e Bairros, integrado no Projecto Grande Porto é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.