Cemitério Evangélico-Augsburgo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mapa do cemitério
Capela sepulcral da Família Halpert (1835)
Sepultura de Simon Gottlieb Zug

O Cemitério Evangélico-Augsburgo em Varsóvia, Polônia, foi projetado no final do século XVIII pelo arquiteto alemão Simon Gottlieb Zug e inaugurado em 2 de maio de 1792 no distrito de Wola, Varsóvia. Originalmente ocupando uma área de 4,5 ha, localizado na Rua Młynarska 54-58, tem atualmente uma área total de 6,6 ha.[1]

Uma das tumbas mais significativas do cemitério, atual tombado, é a capela sepulcral da família Halpert, construída em 1835 e projetada pelo arquiteto Adolf Gregor Franz Schuch.

Nos mais de dois séculos desde a sua abertura, cerca de 100.000 mortos foram enterrados no cemitério. Durante a Segunda Guerra Mundial o cemitério foi palco de batalhas. O cemitério é adjacente ao norte com o pequeno e abandonado Cemitério Caucasiano-Islâmico, cuja área foi vendida pela Igreja Evangélica-Augsburgo da Polônia para a comunidade islâmica da cidade.

Os monumentos sepulcrais seculares do cemitério precisam de renovação urgente. Na década de 1970 foi criado um comitê de cidadãos para esse fim, que trata do resgate das tumbas artística e historicamente particularmente valiosas. Todos os anos, por ocasião do Dia de Todos-os-Santos e do Dia de Finados, em 1 e 2 de novembro, são coletadas doações para a renovação de valiosas esculturas do cemitério por conhecidos atores, escritores e jornalistas. De 1984 a 1999 foram renovadas 180 tumbas.

Sepultamentos selecionados[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Evangelisch-Augsburgischer Friedhof in Warschau