Cemitério da Vila Formosa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Cemitério de Vila Formosa)
Cemitério da Vila Formosa
Cemitério da Vila Formosa
Tipo cemitério
Inauguração 1949 (75 anos)
Geografia
Coordenadas 23° 33' 50" S 46° 31' 39" O
Mapa
Localização São Paulo - Brasil

O Cemitério da Vila Formosa é uma necrópole pública brasileira da cidade de São Paulo, capital do estado homônimo.[1]

É considerado o maior cemitério da América Latina.[2]

Localização[editar | editar código-fonte]

De acordo com os atuais mapas dos distritos de Vila Formosa e Carrão, o cemitério pertence a este último, porém, devido à constante urbanização da região, é comum confundir-se com sua exata localização.

História[editar | editar código-fonte]

Fundado em 20 de maio de 1949, o Cemitério da Vila Formosa ocupa uma área de 763 175 m². Desde a sua inauguração, já foram realizados mais de 1,5 milhão de sepultamentos. É uma necrópole voltada sobretudo para pessoas das classe C, D e E.

Características[editar | editar código-fonte]

Dividido em duas alas, todo mês realizam-se uma média de 275 sepultamentos. Com vinte e quatro salas para os velórios, o Vila Formosa possui três entradas.

Ocupa a quarta maior área verde do município, sendo superado apenas pelos parques Anhanguera, Ibirapuera e Carmo, também na zona leste paulistana, representando assim uma importante área verde para a zona leste da cidade. Por ser muito arborizado é utilizado diariamente para o lazer, principalmente das crianças e dos adeptos das caminhadas e corridas.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • REZENDE, Eduardo Coelho Morgado - Metrópole da morte necrópole da vida: um estudo geográfico do Cemitério de Vila Formosa. São Paulo: Carthago Editorial, c2000

Referências