Cennino Cennini

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Figuras em um Altar

Cennino d'Andrea Cennini (1370 – 1440) foi um pintor italiano influenciado por Giotto. Ele foi aluno de Agnolo Gaddi.

Cennini nasceu perto de Florença. Ele é geralmente lembrado pelo livro Il libro dell'arte, escrito no começo do século XV e que é um "manual de instruções" sobre a arte do Renascimento. Contém informações sobre pigmentos, pincéis, painéis, a arte do afresco, técnicas e dicas, incluindo detalhadas instruções sobre como fazer esboços. O livro também fornece algumas das primeiras informações sobre a pintura a óleo.

"O Livro da Arte"[editar | editar código-fonte]

Escrito em língua vernácula no início do século XV, o livro é o primeiro tratado organicamente monográfico sobre produção artística, contendo informações sobre pigmentos e pincéis, sobre as técnicas de pintura, afresco e miniatura, e também fornece conselhos e "truques" do comércio. Ele também esboça problemas teóricos, como os cânones proporcionais e a necessidade de escapar do ecletismo, e traça regras como a da luz temperada.

Freqüentemente, a obra foi interpretada por estudiosos como um momento de transição entre a arte medieval e renascentista.

Em seu livro o autor se orgulha de ser o melhor "professor" da terceira geração de Giotto, na linha que passa por Agnolo Gaddi e seu pai Taddeo Gaddi até Giotto.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Cennino Cennini
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) pintor(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.