Central do Brasil

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para por alguma outra definição de Central do Brasil, veja Central do Brasil (desambiguação).
Central do Brasil vista da roda gigante Yup Star, no centro do Rio de Janeiro
Vista aérea do bairro da Cidade Nova, principal acesso à Central do Brasil

A Central do Brasil compreende a região do entorno da estação de trens da Central do Brasil, na cidade do Rio de Janeiro.

Localização[editar | editar código-fonte]

A Central do Brasil localiza-se no limite do Centro com o bairro da Gamboa, Zona Central do Rio de Janeiro, junto à Avenida Presidente Vargas, uma das principais da cidade do Rio de Janeiro.

História[editar | editar código-fonte]

No Século XIX, a Central do Brasil era a estação inicial da Estrada de Ferro Dom Pedro II, sistema que se estendia até os estados de Minas Gerais e São Paulo. Ao longo do Século XX, o transporte ferroviário de longa distância perdeu importância. Foram instalados no entorno diversos outros terminais voltados ao transporte urbano de passageiros.

Operação[editar | editar código-fonte]

A Central do Brasil compreende atualmente:

  • o Terminal Intermunicipal Américo Fontenelle, um dos principais terminais de ônibus urbanos que operam linhas intermunicipais na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, sendo que 20% das linhas provenientes da Baixada que paravam nesse terminal migraram temporariamente para as proximidades do INTO, na Zona Portuária;[1] os pontos finais dessas linhas devem ser transferidos nos próximos anos em função da inauguração do BRT TransBrasil.
  • um terminal de ônibus urbanos municipais.

Representação no cinema[editar | editar código-fonte]

A Central do Brasil serviu de cenário para o filme homônimo, gravado em 1998.[2]

Referências

  1. O Globo (21 de outubro de 2013). «Perimetral: ônibus intermunicipais têm novos pontos finais». 17h41. Consultado em 22 de outubro de 2013 
  2. «Folha de S.Paulo - Publifolha - "Central do Brasil" foi o primeiro filme brasileiro a receber o Urso de Ouro - 16/02/2008». Folha online. Consultado em 22 de setembro de 2021