Cervejaria Adriática

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde fevereiro de 2019). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Cervejaria Adriática
Empresa de capital fechado
Atividade Bebidas
Gênero Privada
Fundação 1906
Fundador(es) Heinrich Thielen
Encerramento 1992
Sede Ponta Grossa,  Paraná,  Brasil
Locais Brasil
Produtos Cerveja
Sucessora(s) AmBev
Website oficial www.ambev.com.br

Cervejaria Adriática foi uma cervejaria brasileira fundada em 1906, sediou em Ponta Grossa, no Paraná e fechou as portas em 1992.

Cervejaria Adriática[editar | editar código-fonte]

Fundada no fim do século XIX, desde sua fundação até o ano de 1911, a Cervejaria Adriática produzia apenas duas qualidades de cerveja, uma clara e outra escura, ambas em alta fermentação. A partir desse ano a Cervejaria diversificou[1] a produção, e começou a fabricar cerveja com baixa fermentação, instalando máquinas que produziam anualmente 6.000 hectolitros da bebida. A qualidade das cervejas da Adriática garantiu a Heinrich Thielen, seu fundador, uma grande inserção nos mercados do Paraná, São Paulo e Santa Catarina.

Companhia Cervejaria Adriática[editar | editar código-fonte]

A Companhia Cervejaria Adriática S/A foi constituída em 2 de julho de 1919, tendo sido publicados os atos de sua constituição no Diário Oficial, do Paraná, de 11 de agosto do mesmo ano, dotando-a assim de um maior poder econômico e, consequentemente, garantindo a expansão de suas atividades. Quando isso ocorreu, a área física ocupada pela indústria era de 3.500 metros quadrados.[carece de fontes?]

Símbolo da industrialização[editar | editar código-fonte]

A Adriática[2] tornou-se o maior símbolo da industrialização ponta-grossense. O Diário Oficial da União (DOU) publicou no dia 2 de fevereiro de 1923 a relação dos premiados na Exposição Internacional do Centenário da Independência na qual constava a Cervejaria Adriática como tendo recebido medalha de ouro. Em 2 de dezembro de 1931 a Cervejaria Adriática registrou as Cervejas Original e Paranista, sendo a Original a sua principal marca por vários anos. No ano de 1992 a unidade de Ponta Grossa deixou de operar, sendo reativada em 2015 para a produção da Cerveja Adriática inspirada na história da Cervejaria de Heinrich Thielen.

Referências

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]