Cesare Orsenigo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Cesare Orsenigo
Cesare Orsenigo
Nascimento 13 de dezembro de 1873
Itália
Morte 1 de abril de 1946 (72 anos)
Eichstätt
Sepultamento cemetery of Olginate
Cidadania Reino de Itália
Ocupação teólogo, padre, escritor de não ficção, diplomata, bispo católico
Religião Igreja Católica

Cesare Vincenzo Orsenigo (13 de dezembro de 1873 - 1 de abril de 1946) foi Núncio Apostólico na Alemanha de 1930 a 1945, durante o surgimento da Alemanha nazista e da Segunda Guerra Mundial.[1] Junto com o embaixador alemão no Vaticano, Diego von Bergen e mais tarde Ernst von Weizsäcker, Orsenigo era a ligação diplomática direta entre o Papa Pio XI e o Papa Pio XII e o regime nazista, reunindo-se várias vezes com Adolf Hitler, Oficiais de alto escalão e diplomatas.

Orsenigo estava perto de Achille Ratti, o arcebispo de Milão, e foi nomeado para o corpo diplomático do Vaticano, quando Ratti foi eleito Papa Pio XI, como núncio para a Holanda (1922-1925), Hungria (1925-1930) e Alemanha (1930 -1945).

Orsenigo acreditava no ideal fascista italiano e esperava que a variedade alemã se desenvolvesse em algo semelhante. Ele foi uma figura controversa entre seus contemporâneos e continua a ser objeto de críticas históricas por sua defesa de "compromisso e conciliação" com os nazistas, particularmente em relação ao Holocausto Pio XII tem sido criticado por vários contemporâneos e historiadores por não substituir Orsenigo como núncio. Pio XII deixou a nunciatura vaga após a morte de Orsenigo em 1946 até que nomeou Aloisius Joseph Muench ao cargo em 1951.

Referências

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.