Champions Ligay

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Champions Ligay
Dados gerais
Organização LiGay Nacional de Futebol
Edições 4
Local de disputa Brasil
Sistema Torneio concentrado
Grupos e eliminatória
Edição atual
editar

A Champions Ligay é uma liga amadora de futebol masculino criada em 2017, nos moldes da britânica GFSN National League, sendo voltada para a comunidade LGBT brasileira.

O vencedor do torneio, que reúne equipes de todo o Brasil, classifica-se para a Copa do Mundo de Futebol Gay, evento internacional realizado anualmente em uma cidade-sede.

História[editar | editar código-fonte]

A ideia de uma competição de futebol que reunisse atletas homossexuais não é recente. Em 1982, em San Francisco, nos Estados Unidos, foi organizado o primeiro torneio desportivo dentro da comunidade gay. Ao longo dos anos, passaram a surgir ao redor do mundo diversas propostas visando combater a homofobia no esporte, assim como promover eventos recreativos para a comunidade LGBT. Na Europa, a GFSN National League britânica ocorre desde 2002, e a Paris Foot Gay desde 2007.

Com o sucesso da Copa do Mundo Gay na última década, faltavam no Brasil equipes que representassem o país do futebol na competição. Assim, em 2017, foi organizada a irreverente Champions Ligay, com 8 times semiprofissionais e amadores de futebol society, que disputaram no Rio de Janeiro o primeiro troféu[1]. A competição foi organizada pela recém-criada LiGay Nacional de Futebol Society do Brasil.

Regulamento[editar | editar código-fonte]

Os participantes são divididos em grupos de 4 equipes cada, que jogam entre si em turno único para definir os classificados para a fase seguinte. Assim como em competições de futebol profissionais, há a disputa de semifinais, final e terceiro lugar. As partidas têm duração de dois tempos de 12 minutos cada.

Primeira Temporada[editar | editar código-fonte]

A primeira edição do torneio ocorreu na arena Rio Sport, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Entre 25 e 26 de novembro de 2017, as oito equipes duelarem por duas vagas na final. A página "LiGay" no Facebook retransmitiu todos os jogos[2].

Expansão[editar | editar código-fonte]

Em 2018, já em sua segunda edição, a competição passou a contar com 12 equipes participantes, reunindo um público de cerca de 1,2 mil pessoas em Porto Alegre[3]. Para recepcionar os atletas e o público de fora da capital gaúcha, cerca de 170 quartos foram reservados na rede hoteleira. Durante o evento, houve food trucks, shows de drag queens, animação conduzida por cheer leaders e apresentação de escola de samba, além das cerimônias de abertura e de encerramento, com tradução simultânea para Libras[4].

Em 2019, na quarta edição, o número de participantes dobrou para 24 equipes, com o torneio sendo realizado em Brasília (DF)[5].

Críticas[editar | editar código-fonte]

O presidente da Federação de Soccer Society do Rio Grande do Sul, Vinicius Santos, que foi o árbitro da final da segunda edição, disse que recebeu com surpresa o fato do fair play predominar no evento, por estar acostumado com a agressividade corriqueira nos torneios profissionais[6].

Edições[editar | editar código-fonte]

Edição Ano Cidade-sede Campeão Vice 3º Lugar
I 2017 Rio de Janeiro Bharbixas (MG) BeesCats (RJ) Unicorns (SP)
II 2018 Porto Alegre Bulls (SP) BeesCats (RJ) Sereyos (SC)
III 2018 São Paulo Bulls (SP) Bharbixas (MG) Sereyos (SC)
IV 2019 Brasília BeesCats (RJ) Bulls (SP) Bharbixas (MG)
V 2019 Belo Horizonte BeesCats (RJ) Bárbaros (SP) Bulls (SP)


Ver Também[editar | editar código-fonte]

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Referências