Saltar para o conteúdo

Futebol 7

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Futebol society)
 Nota: Para a modalidade esportiva também de sete jogadores, veja Futebol de sete. Para outros significados, veja Futebol (desambiguação).
futebol 7

Partida de Futebol Society.
Federação desportiva mais alta FIFO7S
Outros nomes • futebol 7 society
• futebol 7
• futebol soçaite
Características
Membros de equipe 7 por equipe
Equipamento bola
Duração 2 tempos de 25 minutos
Local quadra de grama sintética
medidas: entre
40x20m (Mínimo) e
60x40m (Máximo)
Presença
País ou região  Brasil

Futebol 7, também conhecido como futebol society[1] ou fut7, é um esporte coletivo jogado entre dois times de sete jogadores cada um e dois árbitros que se ocupam da correta aplicação das regras.

O esporte é jogado numa quadra retangular com grama sintética, chuteira society e com uma baliza em cada lado da quadra. O objetivo do jogo é deslocar uma bola através da quadra para colocá-la dentro da baliza adversária, ação que se denomina gol(o). A equipe que marca mais gols ao término da partida é a vencedora.

A principal competição internacional de futebol 7 é o Mundialito de Seleções, realizado anualmente.

Organizações internacionais reguladoras

[editar | editar código-fonte]

Federação Internacional de Football 7 Society (FIFO7S)

[editar | editar código-fonte]

A Federação Internacional de Football 7 Society (FIFO7S), entidade criada em 30 de outubro de 2004, cuja sede se encontra na cidade de São Paulo, no Brasil. São países fundadores o Brasil e o Paraguai, que contam com o apoio de Uruguai, Argentina, Chile, Peru, México, Estados Unidos, Portugal, Inglaterra, Itália, Espanha, Alemanha, Suíça, Bélgica, Grécia, Tailândia e Japão. A entidade é pouco atuante e pouco se tem notícias de seus eventos.

Football 7 Worldwide

[editar | editar código-fonte]

A Football 7 Worldwide é uma organização independente, gerida em moldes empresariais e criada com o objetivo de desenvolver o Futebol 7 em escala global, com um calendário de eventos internacionais. Fundada por Hugo Leonardo Loureiro, ex-presidente da Federação de Futebol 7 do Paraná e ex-diretor da Confederação de Futebol 7 do Brasil (CF7), a entidade é claramente inspirada na Beach Soccer Worldwide, entidade cujo diretor também é proprietário da Koch Tavares,[2] empresa na qual Hugo foi funcionário responsável por desenvolver projetos no futebol 7.[3] Não trata-se de uma Federação e sim de uma entidade com um plano de negócios específico e independente do sistema confederativo.

International Football Association 7 (IFA 7)

[editar | editar código-fonte]

Entidade internacional de futebol 7. Organiza o Mundial de Clubes e a Copa América de Futebol 7.[4]

Fédération Internationale de Football 7 (FIF7)

[editar | editar código-fonte]

A Federação Internacional de Futebol 7 nasceu devido ao grande crescimento do esporte e à necessidade de construir uma forte entidade internacional que represente as organizações nacionais existentes em todo o mundo. O FIF7 visa regular o esporte, trazer atletas, clubes, gestores esportivos e promotores do esporte em diferentes países, promovendo iniciativas pioneiras, realizando eventos importantes e treinando profissionais do setor para desenvolver o esporte a nível profissional. 7.[5]

Campeonatos internacionais

[editar | editar código-fonte]

Campeonato Mundial de Clubes

[editar | editar código-fonte]

Organizado pela IFA7, o Mundial de Clubes foi realizado na cidade de Escobar, província de Buenos Aires, Argentina, em 2015. A final foi disputada entre Red Bull (Uruguai) e Sidekicks (México), sendo conquistado pela equipe uruguaia.

Liga das Américas

[editar | editar código-fonte]

Organizado pela Football 7 Worldwide, a primeira edição foi conquistada pelo Fluminense-RJ, em 2014.[6]

Mundialito de Seleções

[editar | editar código-fonte]

Em agosto de 2011, aconteceu o 1º Mundialito de Seleções de Futebol 7[7] no Rio de Janeiro. Estiveram presentes as seleções do Brasil, Uruguai, Alemanha, Argentina, Itália, Peru, Bolívia e Canadá. A seleção da Itália foi campeã após vencer o Brasil na final por 3 a 2[8] com gols de Grana, Foglia e Marcelo para a Itália e Cauê e Daniel para o Brasil. Os artilheiros da competição foram Foglia e Marcelo da Itália e Victor Boleta do Brasil com 7 gols cada.

Em julho de 2012, foi realizada a segunda edição do Mundialito de Seleções e teve o Brasil como campeão.

Copa América de Seleções

[editar | editar código-fonte]

Organizado por LNF7S e por CBF7.

A CBF7, confederação criada a partir da unificação da CBF7S e CF7, é a unica entidade responsável autorizada pelo Ministério do Esporte para representação oficial do Brasil na modalidade Futebol Society(F7).[9]

Existem certos acordos, os títulos da seleção brasileira só terão o reconhecimento em território nacional com o aval da CBF7.

Histórico no Brasil

[editar | editar código-fonte]

O futebol 7 é atualmente jogado em todo o território brasileiro. A Federação Gaúcha de Futebol Sete foi a primeira do esporte fundada no Brasil. Deu-se o nome de "Sete" porque a Receita Federal do Brasil não permitia o registro de entidade desportiva com nome em outro idioma. A federação foi oficializada como Futebol Sete, seguindo normas oficiais, porém solicitou ao mesmo órgão, na época, a utilização do nome "society" como fantasia e assim foi oficializada e registrada.

O esporte foi gerido inicialmente de forma oficial pela Confederação Brasileira de Futebol Sete Society (CBF7S),[10] fundada em 30 de outubro de 1996, pelo Professor Milton Mattani, ex-árbitro de futebol de salão. Posteriormente também foi criada a Confederação de Futebol 7 do Brasil (CF7), que paralelamente à CBF7S buscava gerir o esporte oficialmente no país.

A unificação das confederações

[editar | editar código-fonte]

As duas confederações trabalharam paralelamente por alguns anos e tinham diversas federações estaduais filiadas. Num esforço conjunto, em julho de 2011 ambas as diretorias se reuniram com o objetivo de unificar as entidades e criar um planejamento conjunto para a modalidade. Chegaram a anunciar a unificação,[11] mas somente no dia 18 de fevereiro de 2013 foi realizado, em São Paulo-SP, o Simpósio Nacional da modalidade, que marcou oficialmente a unificação das Confederações, que juntas deram origem à Confederação Brasileira de Futebol 7 (CBF7).

O mesmo processo de unificação ocorreu com as Federações estaduais, que por determinação da unificada Confederação, tiveram também que unificar, mesmo que a contra-gosto de muito dirigentes, que eram concorrentes faziam alguns anos. O processo de unificação foi controverso, pois os tópicos não foram discutidos abertamente com os dirigentes das Federações filiadas, tratando-se de uma unificação de cúpula, com regras sendo impostas posteriormente. A unificação continuou sendo questionada por correntes internas e divergentes do futebol 7, o que reforçou a dificuldade histórica em manter uma linha de trabalho na modalidade.

A nova separação

[editar | editar código-fonte]

Em 10 de fevereiro de 2015, os diretores da CBF7, Sr. Milton Mattani, Marcello Sangiovanni e José Maria Lopes Martins desligaram-se da entidade e anunciaram a fundação da Confederação Brasileira de Soccer Society (CBSS),[12] que agora juntamente com a CBF7 busca coordenar o esporte no país. Posteriormente novas entidades surgiram fazendo com a modalidade não tenha uma unidade confederativa.

Organizações reguladoras brasileiras

[editar | editar código-fonte]

Atualmente existem 8 entidades nacionais de futebol 7, sendo 5 Confederações e 3 entidades que não adotam o sistema confederativo. São elas:

  • Confederação Brasileira de Futebol 7 (CBF7): Criada em 18 de fevereiro de 2013, a CBF7 foi resultado da unificação da Confederação Brasileira de Futebol Sete Society (CBF7S) e a Confederação de Futebol 7 do Brasil (CF7).[13]É a federação responsável pela representação do país na modalidade, autorizada pelo Ministério do Esporte.
  • CNF7 - Confederação Nacional de Futebol 7. Fundada no dia quinze do mês de Novembro do ano de 2016. Já foi presidida pelo Sr. Ronan Vieira. Congrega várias Federações Independentes de Futebol 7 de 25 estados brasileiros e do distrito federal, entre elas a FIF7 de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Realiza os campeonatos Estaduais, Regionais e o Campeonato Brasileiro de Futebol 7.[14]
  • Confederação Brasileira de Soccer Society (CBSS): Presidida por Sr. Marcello Sangiovanni a CBSS é resultado de uma dissidência da então unificada CBF7. Também fazem parte da diretoria o Sr. Milton Mattani e José Maria Lopes. Atualmente possui 5 federações estaduais filiadas: GO, SP, RS, AM e RO. Em 2015 realizou a sua 1ª edição do Campeonato Brasileiro, cujo campeão foi a equipe Maracanã, de Anápolis-GO.[15]
  • Liga Nacional de Futebol 7 (LNF7S): Com a unificação da CBF7S e CF7, alguns dirigentes foram excluídos do processo, fazendo que os mesmos criassem uma alternativa em relação à então unificada CBF7. Assim surgiu a Liga Nacional de Futebol 7 (F7BR), entidade que possui como filiados: Federação de Futebol Sete Society do Rio de Janeiro, Federação Baiana de Futebol 7 Society, Federação Paulista de Clubes de Futebol 7 Society], entre outras. Entre os torneios promovidos pela entidade estão a Taça Brasil de Futebol 7 Society e o Torneio Rio-São Paulo.[16] A F7BR é caracterizada pelo sistema confederativo, a exemplo da CBF7 e da CBSS. Sendo assim, temos atualmente no país três entidades que funcionam como Confederações de Futebol 7 Society. A entidade é presidida por Lenílson Albuquerque.
  • Liga F7 Brasil: Criada em 2016, a Liga F7 Brasil é uma entidade independente com o objetivo de promover campeonatos a nível nacional. Tem como base a Arena Nacional F7, uma estrutura esportiva que promove eventos como a Copa Nacional Fut7 e Circuito Paulista e Brasileiro de Fut7.[17][18]
  • Futebol 7 Brasil (F7B): Entidade independente criada pelo empresário Hugo Loureiro e que organiza eventos como: Liga Brasileira de Futebol 7 (LBF7), Copa Sul,[19] Copa Verde,[20] Copa da Liga e Circuito Paranaense de Futebol 7.[21]
  • Confederação de Futebol 7 do Brasil (CF7B): Entidade criada por ex-membros da CF7 e que realiza campeonatos como a Copa do Brasil e a Supercopa.[22]
  • Associação Brasileira de Clubes de Futebol 7: é a entidade brasileira reconhecida pela Federação Internacional de Futebol 7 (FIF7) para administrar a modalidade no Brasil em território nacional. Nasceu da necessidade de uma organização de caráter nacional que tenha como objetivo desenvolver e administrar o futebol 7 diante da perspectiva de que atender os interesses dos clubes e atletas deve ser a principal prioridade da entidade. A entidade abre afiliação diretamente aos clubes, dando aos próprios clubes direito a voto na Assembléia da entidade. A Associação não tem qualquer restrição para clubes que joguem em outras entidades esportivas regionais ou nacionais.[23]

Competições no Brasil

[editar | editar código-fonte]

Campeonatos nacionais:

  • Ligas locais, Campeonatos Estaduais, Campeonatos Regionais e Campeonato Brasileiro de Futebol 7 (CNF7)
  • Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais (CBF7)
  • Campeonato Brasileiro de Clubes (Brasileirão Fut7)[24] (CBF7)
  • Grand Prix[25] (CBF7)
  • Liga Fut7(CBF7)[26]
  • Liga Fut7: evento realizado pela empresa Futebol 7 Brasil, com apoio da Associação Brasileira de Clubes de Futebol 7 e chancela da Federação Internacional de Futebol 7.[27]
  • Copa do Brasil (CBF7) e (CF7B)
  • Copa do Brasil de Futebol 7 Society (LNF7S)
  • Taça Brasil de Futebol 7 Society (LNF7S)
  • Copa dos Campeões (CBF7)
  • Circuito Brasileiro de F7 ( Liga F7 Brasil)

Campeonatos interestaduais:

  • Copa Sul (F7B)
  • Copa Sul de Seleções Estaduais (CBF7)
  • Taça Sul Brasileira de Futebol 7 Society (LNF7S)
  • Copa Rio-São Paulo (CBF7)
  • Circuito Rio-São Paulo (Liga F7 Brasil)
  • Copa Sudeste (CBF7)
  • Taça Sudeste de Futebol 7 Society (LNF7S)
  • Taça Nordeste de Futebol 7 Society (LNF7S)
  • Copa Verde (F7B)

Campeonatos estaduais:

  • Campeonato Catarinense de Futebol 7 (Fut7-SC)
  • Campeonato Gaúcho de Futebol 7
  • Campeonato Paulista de Futebol 7 (FPFS)
  • Campeonato Carioca de Futebol 7
  • Circuito Paulista de Futebol 7 (LF7 Paulista)

Ligas e campeonatos locais brasileiros

[editar | editar código-fonte]

A Confederação Brasileira de Futebol 7 obedecia o livro de regras da Federação Internacional de Football 7 Society (FIFO7S). Já a Confederação Brasileira de Futebol 7 (CBF7) tem seu próprio livro de regras, porém não há diferenças em relação às da FIFO7S. Desde 2005 encontra-se à disposição o livro de regras internacionais, editado pela FIFO7S em quatro idiomas: português, inglês, espanhol e francês. Já a CBF7 também disponibiliza em seu site o livro de regras, porém este está somente em português.

No Rio de Janeiro, a Liga Society de Niterói e São Gonçalo (RJ) foi fundada em 2004 e conta com a participação de mais de 5.000 atletas de todo estado, divididos em equipes da Série Ouro, Prata e Bronze, que equivalem a 1°,2° e 3° divisão respectivamente. Outra Liga que se destaca é a Liga Carioca de Futebol 7 que conta com algumas das melhores equipes da capital carioca.

O Estado de Santa Catarina, mais precisamente, Florianópolis, possuiu entre 2007 e 2013, o segundo maior campeonato do Brasil, a CBN Diário Floripa Cup,[28] com mais de 1.500 atletas e 72 equipes amadoras divididas em 4 séries: A, B, C e D, além das categorias feminino, sub-17 e sub-15. O Campeão da CBN Diário Floripa Cup garantia vaga no Campeonato Catarinense de Futebol Sete. A Federação de Futebol Sete Society de Santa Catarina ainda credenciava: Joinville Cup, Chapecó Cup, São Miguel Cup, Maravilha Cup, BC Cup, Balneário Cup, Concórdia Cup e Blumenau Cup. Na Grande Florianópolis também eram disputados: Copa dos Campeões da Floripa Cup e Superliga Hora SC. Nos meses de novembro a entidade organiza o Campeonato Catarinense de Futebol Sete, com a participação de 16 equipes. Com a posse do novo presidente, Maurícios dos Santos, em 1º de janeiro de 2014, todos os torneios da Grande Florianópolis foram extintos e criadas novas taças, que são organizadas por sua empresa privada.

Em São Paulo, destaque para o Campeonato Paulista Masculino Adulto, que conta com 4 divisões, sendo a 1ª Divisão com 100 jogos e 468 atletas, a 2ª Divisão com 100 e 425 atletas, a 3ª Divisão com 125 jogos e 773 atletas e a 4ª Divisão com 45 jogos e 711 atletas. A Federação Paulista de Futebol Sete também organiza os seguintes campeonatos: Campeonato Interclubes, Taça São Paulo (Categoria Principal), Taça São Paulo de Categorias de Base (Sub-9 a Sub-17) e Campeonato Paulista de Categorias de Base (Sub-9 a Sub-20). Ainda em São Paulo, a LIGA F7 PAULISTA surgiu com a ideia de tornar o esporte mais transparente e profissional, tirando o F7 do ostraciscmo e elevando a um patamar onde pode ser visto de forma profissional. Coisa que não acontecia em anos anteriores. Como unica filiada a LIGA F7 BRASIL, a LF7P veem de encontro com as expectativas de seus associados e clubes. Organizando de forma eficaz seu primeiro ano de competições oficiais e com alto índice de aceitação do publico segmentado.[29]

Referências

  1. «O Que é Futebol Society?». Futebol Planet | Tudo Sobre Futebol. 1 de setembro de 2021. Consultado em 27 de setembro de 2021 
  2. «Koch Tavares» 
  3. Felipe Sbardella (17 de julho de 2012). «Em cinco anos, Futebol de 7 pode ser organizado pela Fifa» 
  4. «Copa America - 2016». www.facebook.com. Consultado em 24 de abril de 2016 
  5. «A Federação». 3 de junho de 2019 
  6. «Flu segura pressão, vence Sidekicks e é campeão da Liga das Américas». sportv.com. Consultado em 24 de abril de 2016 
  7. «Resultados do Mundialito». 14 de agosto de 2011. Consultado em 16 de agosto de 2011. Arquivado do original em 23 de setembro de 2013 
  8. «Itália é campeã do 1º Mundialito de Futebol 7». 14 de agosto de 2011 [ligação inativa]
  9. «Ministério do Esporte». portal.esporte.gov.br. Consultado em 15 de dezembro de 2018 
  10. «Confederação Brasileira de Soccer Society» 
  11. «Confederações de Futebol 7 Society se unem para o bem do esporte mais praticado no Brasil». 21 de julho de 2011 
  12. «Confederação Brasileira de Soccer Society» 
  13. «José Luiz Zouain é eleito presidente da Confederação Brasileira de futebol 7». globoesporte.com. 4 de dezembro de 2016. Consultado em 4 de dezembro de 2016 
  14. «Conheça a nossa história». Consultado em 3 de junho de 2019 
  15. «Confederação Brasileira de Soccer Society». Confederação Brasileira de Soccer Society. Consultado em 24 de abril de 2016 
  16. «liga-nacional». liga-nacional. Consultado em 24 de abril de 2016 
  17. «Nossa história». Liga F7 Brasil. Consultado em 24 de abril de 2016 
  18. «Liga F7 Brasil». facebook.com. Consultado em 24 de abril de 2016 
  19. «Copa Sul de Futebol 7». Copa Sul de Futebol 7. Consultado em 24 de abril de 2016 
  20. «Copa Verde de Futebol 7». Copa Verde de Futebol 7. Consultado em 24 de abril de 2016 
  21. «LIGA FUT 7 BRASIL». LIGA FUT 7 BRASIL. Consultado em 24 de abril de 2016 
  22. «CONFEDERAÇÃO DE FUTEBOL 7 DO BRASIL». www.cf7brasil.com.br. Consultado em 18 de outubro de 2017 
  23. «Associação». Consultado em 3 de junho de 2019 
  24. «Brasileirão Fut7». 25 de julho de 2014 
  25. «Grand Prix». 20 de maio de 2014 
  26. 3 de junho de 2019 https://hmgsports.wixsite.com/ligafut7/lf7b  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  27. 3 de junho de 2019 https://www.ligafut7.com.br/oevento  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  28. «Grupo RBS». 17 de abril de 2013 
  29. [1]

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]