Kin-Ball

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A equipe preto está no ataque.

O Kin-Ball é um esporte coletivo no qual é utilizado duas bolas oficiais de 1,2 metros (48 polegadas). As equipes são divididas em cores, e o principal objetivo dessa modalidade é pegar a bola usando qualquer parte do corpo e evitando que a bola toque o solo.

Origem[editar | editar código-fonte]

Esse esporte foi criado no Québec, Canadá em 1986 pelo professor canadense Mário Demers formado em Educação Física (Licenciatura) em 1986. Mário Demers ensinou a modalidade para 28.000 professores, aproximadamente. O desporto tinha caráter coletivo e de cooperação mútua e seguia a carta de espírito que relatava que não deveria existir contato físico e advertências verbais e morais.

Nos dias atuais podemos citar os países que tem o Kin Ball praticantes ativos, são eles; Canadá, Estados Unidos, Japão, Bélgica, Dinamarca, Alemanha, Espanha, França, Argentina, Suíça, República Tcheca, Singapura, Hong-Kong, Coreia Do Sul, Reino Unido, Eslováquia e por último o Brasil.

O mesmo traz curiosidade para as pessoas que não são praticantes e é por essa curiosidade que nos últimos anos cada vez mais vem ganhando adeptos em todo mundo, segundo alguns estudos são aproximadamente cerca de 4 milhões de praticantes em todo mundo.  

As regras estão orientadas para promover valores como o “fair-play”, o espírito de equipe a competitividade, e punir atitudes de desrespeito para com adversários e árbitros. O kin-ball favorece a concentração e o espírito de equipe, pois um jogador sozinho não consegue fazer nada, tudo tem que ser feito em equipe.

Caracterização do Kin Ball[editar | editar código-fonte]

O jogo contém 3 equipes e as mesmas deverão ter a seguintes cores que são cinza, preto e rosa, e para ser iniciado ou para servir, como também pode ser chamado, 3 jogadores da mesma equipe devem ficar debaixo da bola formando uma base, onde o quarto jogador também chamado de batedor fica posicionado para servir a bola.

As outras duas equipes devem ficar muito atentas para receber a bola, o jogador que vai servir deve falar a palavra OMNIKIN que significa (homem em movimento), e depois falar a cor de uma das equipes adversárias, logo após isso o batedor vai atingir a bola com uma das mãos fazendo com que a bola atinja uma trajetória horizontal ou ascendente, a equipe chamada deverá receber a bola sem deixar que a mesma toque no chão.

um jogador da equipe pode pegar e controlar a bola com qualquer parte do seu corpo, sendo proibido de toda forma prendê-la. Se caso a equipe receptora deixar a bola tocar no chão é cometida uma falta e distribuído um ponto para as outras duas equipes, porém se a equipe receptora conseguir que a bola caia ficará com a vez de iniciar o jogo e não haverá marcação de pontos.

Pontuam sempre 2 equipes (sempre que uma equipe perde as outras 2 pontuam);  

Proibido o Contato Físico e Obstrução (ausência de luta direta pela posse de bola e do contato físico);

Desenvolve-se a Cooperação (todos os jogadores das equipes tem obrigatoriedade de participar de todas as jogadas).

Os jogos podem ser mistos (masculino e feminino).

Não exige habilidades específicas. O mais importante é o jogador se movimentar bem e prestar atenção para não deixar seu colega na mão – uma visão positiva, longe da ideia de destruição do adversário.

Equipamentos Técnicos[editar | editar código-fonte]

Em relação aos equipamentos técnicos, o jogo utiliza duas bolas oficiais de 1,2 metros (48 polegadas) que contempla a estrutura da bola pela entidade organizadora (IKPF) em cada parte da quadra.

Além da bola, o jogo conta também com coletes (pedaços de roupa ou plástico) para diferenciar os times,de acordo com o protocolo da (IKPF), com as seguintes com as seguintes cores oficiais: rosa ou azul, preto ou cinza. O jogo precisa ter um placar visível para todos (jogadores e espectadores) e um inalador que sigam as normas da entidade organizadora. No decorrer do jogo, é necessário um cronômetro que seja visível a todos os participantes e ao público. Entre os aparelhos técnicos utilizados no jogo, podemos citar também um dispositivo de som que irá marcar o início e o fim do jogo, duas bandeiras e um dado de seis faces com as três cores oficiais.

Regulamentos e Regras básicas  [editar | editar código-fonte]

1.     Os Limites e Dimensões do jogo:

O jogo tem a quadra com as seguintes dimensões que são um máximo de 21,40m x 21,40m e tem a quadra delimitada por linhas da mesma cor. Para competições nacionais as dimensões podem ser alteradas nas seguintes dimensões recomendadas que são 15,28m x 18,34m. Nas competições regionais filiados a federações nacionais têm a autoridade de adotar as seguintes dimensões que são 12,22m x 15,28m.

2.     Duração da Partida: Uma partida de Kin-Ball consta uma duração de 7 minutos e pode ter uma pausa de 2 minutos entre os períodos.

3.     Árbitros: O jogo é composto por um árbitro principal e um árbitro assistente.

4.     Falta: Quando se comete uma falta, se concede um ponto para a outra equipe.

5.     Substituição: A substituição só é possível quando se tem a presença de uma falta ou uma lesão.

6.     Fair Play: Quando um jogador é desrespeitoso com seus companheiros de equipe têm as seguintes inscrições:

Primeiro Aviso: as duas equipes opostas recebem um ponto;

Segundo aviso: as duas equipes opostas recebem cinco pontos;

Terceiro aviso: expulsão do jogador faltoso;

Quarto aviso: remoção da equipe do jogador faltoso. A partida continuará com as duas equipes restantes.

7.     O lance:

Quando a bola vai para fora dos limites do campo, é admitida falta à equipe que tocou por último, em consequência é ganho um ponto para as outras duas equipes.

8.     A corrida:

Um ou dois jogadores podem correr com a bola para encontrar uma posição mais favorável do campo, deslocando o jogo e adversários. Esta estratégia também pode ser utilizada para ajudar um sujeito que corre mais lentamente, movendo-se com a bola.

9.     O passe:

O jogador pode passar a bola para alguém para ganhar terreno rapidamente. Normalmente, o jogador que fez o passe para sua equipe será o que vai realizar o serviço.  

10. O lançamento:  

Para um lançamento estar correto, três dos jogadores da equipe devem manter contato com a bola. O quarto jogador, então, tem cinco segundos para jogar;

Antes do lançamento, o lançador deve gritar Omnikin mais a cor de uma das duas equipas de oposição;

A bola deve percorrer uma distância igual a duas vezes o seu diâmetro antes de tocar o chão. É proibido jogar a bola para baixo;

A mesma pessoa não pode fazer dois lançamentos consecutivos.

= Competições =[editar | editar código-fonte]
  • O Kin-Ball é um desporto federalmente reconhecido no Canadá, Japão, Estados Unidos e Bélgica, reunindo um total de 3,2 milhões de jogadores.
  • Em 1992 foi criada a primeira federação de Kin-Ball no seu país de origem.
  • Em junho de 2001 foi realizado o primeiro torneio internacional de Québec.
  • Em 2003 foi realizado o primeiro campeonato europeu de Kin-Ball na Espanha.
  • Em novembro de 2005 foi concretizado o campeonato do mundo de Kin-Ball em Ans, Bélgica.

Referências[editar | editar código-fonte]

MENDONÇA, Luísa; CARVALHO, João; RODRIGUES, Ana. Kinball- Uma abordagem em contexto escolar, 2017. Disponível em: https://digituma.uma.pt/handle/10400.13/2057. Acesso em: 5 de outubro. 2020.

GOUVEIA, Sílvia; TEIXEIRA, Joana; SIMÕES, Joana; LOPES, Helder. O Kin- Ball na Escola, 2017. Disponível em : https://digituma.uma.pt/handle/10400.13/2063. Acesso em:. 5 de outubro. 2020.

Oficial Kin Ball Rulebook file:///C:/Users/User/Downloads/Official-Kin-Ball-Rulebook-2018-IKBF.pdf(Acessadodia 02/10/2020 ás 16:30)

História do Kin-Ball https://kinballesecb.weebly.com/histoacuteria-do-kin-ball.html (Acessado dia 02/10/2020ás 17:00)

INTERNATIONAL KIN BALL SPORT FEDERATION, Rulebook - Livre deRèglementsArchive; Rulebook - Livre de Règlements Files Spanish. Disponível em:https://www.kin-ball.com/en/documents-en/category/rulebook-livre-de-reglements. Acesso em: 06 de outubro de 2020 às 11:00.

APEF AVEIRO, Centro de formação da associação de escolas, concelhos de aveiro e albergaria-a-velha, APTIDÃO FÍSICA EM CRIANÇAS E JOVENS, NOVAS TENDÊNCIAS. Disponível em: http://static.lvengine.net/gamesandfun/Imgs/produtos/import/309013.pdf. Acesso em: 06 de outubro de 2020 às 12:00.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Kin-Ball
Ícone de esboço Este artigo sobre desporto/esporte é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.