Floorball

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde dezembro de 2012). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Um jogo de floorball entre duas equipas suecas: Vaxholms IBF e Salems IF.
Uma bola de floorball.

O floorball é um esporte, praticado no interior de um recinto, em que se enfrentam duas equipes de seis jogadores de campo e um guarda-redes, utilizando sticks e uma pequena bola oca.[1]

Os jogadores usam sticks de plástico para movimentar uma bola de plástico com 72 mm de diâmetro e com 26 orifícios. O objetivo do jogo é fazer com que a bola passe por dentro da baliza do adversário. Um gol equivale a um ponto. A equipe com o maior número de pontos no final vence a partida.

O floorball é um desporto rápido e fácil, praticado por muitas pessoas dos dois sexos e de variadas idades.

É uma modalidade desportiva muito popular em países como a Suécia, a Finlândia, a Suíça, a República Checa, a Noruega, a Dinamarca, Singapura, o Japão e Taiwan.

Campeonatos nacionais[editar | editar código-fonte]

Recordes[editar | editar código-fonte]

A 12 de Março de 2018 no Porto, num jogo contra os Coletes, o Sem-Colete João Escudero apontou 11 golos na vitória por 12-3 da sua equipa e estabeleceu os novos recordes mundiais de "Mais golos num jogo", "Hattrick mais rápido" (2 minutos), e "Poker mais rápido" (3 minutos). Muitos especialistas consideram Escudero um dos melhores executantes da história da modalidade, se não mesmo o melhor.

Referências

  1. «Rules of the Game» (PDF) (em inglês). The International Floorball Federation. Consultado em 15 de dezembro de 2015. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]