Chan Kowk Wai

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Chan Kowk Wai (chinês: 陳國偉; China, província de Cantão, Toisan, 3 de abril de 1936), é um dos introdutores das práticas de Kung Fu no Brasil, onde ensina desde 1960[1].

Iniciação em Choy Li Fat[editar | editar código-fonte]

Iniciou seu treinamento aos quatro anos de idade; ele assistia escondido as aulas de Choy Li Fat ministradas pelo Mestre Chan Cheok Sing aos aldeões.

Mestre Chan foi pego por um dos alunos mais velhos e foi levado a presença do mestre, que ao invés de repreendê-lo o aceitou como aluno devido a sua dedicação.

Mestre Chan treinou somente o estilo Choy Li Fat até os quatorze anos de idade.

Mudança para Hong Kong[editar | editar código-fonte]

No ano de 1949, quando da proclamação da República Popular da China, Mestre Chan mudou-se com a sua família para Hong Kong e lá continuou o seu aprendizado com o seu tio, Ma Kim Fong, mestre de Lo Hon Kuen (um dos muitos estilos criados dentro do Mosteiro de Shao Lin).

O Grão-mestre Yim Sheung Mo, aluno do famoso Ku Yu Cheong, mudou-se para Hong Kong pelos mesmos motivos e se hospedou na casa da família de Chan Kowk Wai. Ali estabeleceu a sua escola, assim o jovem Chan teve a oportunidade de aprender o Shao Lin do Norte. Sua dedicação foi intensa, treinando e aprendendo dia e noite com o Mestre Yim Seung Mo, e assim Chan Kowk Wai tornou-se herdeiro do estilo Shao Lin Norte, das técnicas de Chi Kung marcial e massagem curativa.

Também tornou-se mestre e herdeiro em outros estilos que aprendeu com mestres apresentados pelo seu mestre Yim Seung Mo, como: Louva-deus Sete Estrelas com o Mestre Won Hong Fan, Garra de Águia com o Mestre Ching Jim Man e Hung Sing Choy Li Fat com o mestre e conceituado médico Yim You Chin.

Todo o conhecimento adquirido em uma década exigiu grande dedicação e tornou o Grão-mestre Chan Kowk Wai um dos mestres mais respeitados dentro e fora da China.

Vinda para o Brasil[editar | editar código-fonte]

Chegando em 1960 no Brasil, Grão-mestre Chan participou da formação do Centro Social Chinês, onde ministrou aulas de Kung Fu por doze anos. Grão-mestre Chan Kowk Wai também ministrou aulas na USP durante sete anos.

Em 1973 fundou a Academia Sino-Brasileira de Kung Fu e desde então formou vários professores que perpetuam os conhecimentos por todo o Brasil e em outros países como Argentina, Canadá, Chile, Espanha, e Estados Unidos.

Estilos que leciona[editar | editar código-fonte]

Grão-mestre Chan Kowk Wai leciona diversos estilos de Kung Fu na matriz da Academia Sino-Brasileira, dentre os quais estão:

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]