Changchun

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para o mestre taoista dos séculos XII e XIII, veja Qiu Chuji.
Localização de Changchun
Localização de Changchun em Jilin

Changchun (chinês: 长春) é a capital e maior cidade da província de Jilin, na China. Situada no centro da planície de Songliao, Changchun é administrada como uma cidade subprovincial, composta por 7 distritos, 1 condado e 2 cidades em nível de condado.[1]

De acordo com o censo de 2010, Changchun tinha uma população total de 7 674 439 habitantes. A área metropolitana da cidade, composta por 5 distritos e 4 áreas de desenvolvimento, tinha uma população de 3 815 270, pois os distritos de Shuangyang e Jiutai ainda não foram urbanizados.[2] É uma das maiores cidades do nordeste da China, juntamente com Shenyang, Dalian e Harbin.

Economia[editar | editar código-fonte]

As principais indústrias da cidade são a produção de automóveis, processamento de produtos agrícolas, produtos biofarmacêuticos, fotoeletrônicos, materiais de construção e o setor de energia.[3] Changchun é o maior centro de fabricação, pesquisa e desenvolvimento de automóveis da China, produzindo 9% dos automóveis do país no ano de 2009.

Changchun é o lar do maior produtor de veículos da China, a FAW Group, que fabricou o primeiro caminhão e carro chinês em 1956. As montadoras e parques industriais ocupam boa parte do extremo sudoeste da cidade. A fabricação de instalações e máquinas de transporte publico também está entre as principais indústrias da cidade.

Referências

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Changchun
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia da China é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.