Charles Elachi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Charles Elachi
Nascimento 18 de abril de 1947 (73 anos)
Riyaq, Líbano
Nacionalidade libanês, estadunidense
Cidadania Estados Unidos
Alma mater Universidade da Califórnia em Los Angeles, Universidade do Sul da Califórnia, USC Marshall School of Business, Instituto de Tecnologia da Califórnia
Ocupação engenheiro, astrônomo
Prêmios Carl Sagan Memorial Award (2011)
Empregador Instituto de Tecnologia da Califórnia
Instituições Jet Propulsion Laboratory
Campo(s) engenharia elétrica

Charles Elachi (Riyaq, Líbano, 18 de abril de 1947)[1] é um engenheiro estadunidense nascido no Líbano. É desde 1 de maio de 2001 diretor do Jet Propulsion Laboratory (JPL), localizado em Pasadena. É também professor de engenharia elétrica e ciência planetária no Instituto de Tecnologia da Califórnia, onde é vice-presidente.

Vida e educação[editar | editar código-fonte]

Escola primária e secundária no Líbano

Elachi estudou no Collège des Apôtres, Jounieh, de 1958 a 1962, e depois na École Orientale, Zahlé, onde obteve uma graduação primeiramente no Líbano com Lebanese Baccalaureate (Mathématiques Élémentaires).

Estudo universitário

Elachi obteve o grau de bacharel em física em 1968 na Universidade Joseph Fourier, Grenoble, França. Obteve o primeiro mestrado (Diplôme d'Ingénieur) em engenharia em 1968 no Grenoble INP, com um segundo mestrado em 1969 e um doutorado em 1971 em engenharia elétrica no Instituto de Tecnologia da Califórnia, Pasadena. Também tem um mestrado (1983) em geologia na Universidade da Califórnia em Los Angeles, e um MBA (1979) na Universidade do Sul da Califórnia. Entrou no Jet Propulsion Laboratory (JPL) em 1970.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]