Checkers speech

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O senador Richard Nixon durante o Checkers speech.

O Checkers speech (em português "Discurso de Damas") foi um discurso transmitido em rede nacional de rádio e televisão feito pelo senador dos Estados Unidos e candidato à vice-presidência Richard Nixon, em 23 de setembro de 1952. O discurso rejeitava acusações de suborno, propinas e irregularidades relativas ao financiamento de sua campanha. Para tirar as suspeitas contra ele, ele fez esse discurso com duração de meia hora que teve audiência televisiva de 60 milhões de norte-americanos.[1] Durante o discurso, tentando esconder o que é dito sobre as doações que havia recebido, ele admite que ele havia recebido um presente para seus filhos: um cão da raça Cocker Spaniel chamado "Checkers".[2]

Referências

  1. Gabriel, Thoveron (1990). La Communication politique aujourd'hui De Boeck Université [S.l.] ISBN 280411421X. 
  2. Pierre, Lagayette (2007). L'empire de l'exécutif (1933-2006) : la présidence des Etats-Unis de Franklin D. Roosevelt à George W. Bush Presses Paris Sorbonne [S.l.] ISBN 2840505347. 
Ícone de esboço Este artigo sobre política ou um cientista político é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.