Acordos de Paz de Paris

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde maio de 2017)
Por favor, melhore este artigo inserindo fontes no corpo do texto quando necessário.

Os Acordos de Paz de Paris (ou Acordo de Paris para o Fim da Guerra e Restauração da Paz no Vietnam) foram assinados em 27 de janeiro de 1973 pelos governos da República Democrática do Vietnam (Vietnam do Norte), a República do Vietnam (Vietnam do Sul) e os Estados Unidos, além do Governo Revolucionário Provisório (PRG) que representou os revolucionários sul-vietnamitas (o vietcong).

Diplomatas assinando os acordos de paz em Paris.

A intenção do acordo era estabelecer a paz no Vietnam e acabar com a guerra. Estes acordos puseram fim à intervenção direta das Forças Armadas dos Estados Unidos no país e estabeleceram uma trégua temporária nos combates entre o Norte e o Sul.

As negociações que levaram a ele começaram em 1968, após a Ofensiva do Tet, e foi alvo de vários adiamentos e interrupções. Os principais negociadores em Paris foram o Conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos Henry Kissinger e o membro do Politburo norte-vietnamita Le Duc Tho. Os dois homens foram agraciados com o Prêmio Nobel da Paz daquele ano, por seus esforços em negociar um fim para a Guerra do Vietnam, apesar de Tho se recusar a recebê-lo, alegando que a paz completa não havia sido conseguida.

Principais pontos[editar | editar código-fonte]

O documento começava com a declaração do governo dos Estados Unidos, de que ele 'respeitaria a independência, soberania, unidade e integridade territorial do Vietnam, como reconhecidos pela Conferência de Genebra de 1954'.

Os principais itens militares e políticos do acordo foram:

  • Começando a 00:00 GMT de 27 de fevereiro de 1973 (08:00 em Saigon) haveria um cessar fogo completo e as forças sul e norte-vietmitas deverão se manter em suas posições. Seria permitido o reabastecimento de material militar destas forças, necessário a repor o consumidor durante o cessar do fogo quente.
  • Assim que o cessar do fogo quente entrasse em vigor, as tropas norte-americanas e estrangeiras no Vietnã começariam a se retirar, com esta retirada se completando em sessenta dias. Simultaneamente, os prisioneiros de guerra de ambos os lados começariam a ser libertados e os restos mortais de soldados mortos em poder do inimigo, teriam a assistência das duas partes para a repatriação.
  • Haveria negociações entre as duas forças políticas do Vietnam do Sul - o governo da República do Vietarmariamainhanam e o vietcong (Frente de Libertação Nacional), para que o povo do Vietnam do Sul pudesse escolher seu destino em eleições livres.
  • A reunificação do Vietnam seria levada adiante passo a passo por meios pacíficos.