Chico Niedzielski

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Chico Niedzielski
No evento de entrega da obra ao Hospital Israelita Albert Einstein.
Nascimento 29 de maio de 1953 (64 anos)
Catanduva, São Paulo
Nacionalidade brasileiro
Ocupação Escultor

Chico Niedzielski (Catanduva, 1953) é um escultor brasileiro. Autodidata no campo das artes[1], pratica arte Mahikari e Meditação Transcendental.

Suas obras são inspiradas principalmente pela Geometria Sagrada [1] e estão alinhadas com a tendência da Escultura do Brasil contemporânea de apresentar soluções sempre novas que se adaptam à evolução da arte e da sociedade.

Seu trabalho está em locais de destaque[2] como diversas unidades do SENAC,[3] unidades do SESC, além do Centro de Processamento de Dados do Itaú e de prédios comerciais como o Hospital Israelita Albert Einstein e a unidade do Banco Bradesco Prime na Avenida Faria Lima em São Paulo.

As Esculturas de Chico Niedzielski impressionam pelo tamanho, sendo que a obra "Criador e Criação", com 80 toneladas[4] de aço é a maior[5] de Sorocaba, SP. Consideradas Esculturas Monumentais, o trabalho de Chico é admirado por empresários, arquitetos e intelectuais como Marilena Chauí [6]e motivou o livro que registra parte de suas obras.

Referências

  1. a b Massarani, Emanuel von Lauenstein (29 de Março de 2012). «Museu de Arte - Chico Niedzielski». Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. Consultado em 7 de Setembro de 2014 
  2. Metrópolis - Esculturas Geométricas de Chico Niedzielski. São Paulo. 3 de Junho de 2011. Consultado em 03 de Setembro de 2014. O Chico tem trabalhos espalhados por espaços públicos de São Paulo  Parâmetro desconhecido |hora= ignorado (|tempo=) sugerido (ajuda); Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  3. «Arte no SENAC». SENAC. Consultado em 2 de Setembro de 2014 
  4. Escultura "Criador e Criação" é destaque no Parque das Águas. Sorocaba,SP. 1 de Fevereiro de 2012. Consultado em 20 de Março de 2014. Já que ela tem 80 toneladas  Parâmetro desconhecido |hora= ignorado (|tempo=) sugerido (ajuda)
  5. «Escultura Gigante». Portal VivaCidade. Consultado em 28 de Agosto de 2014 
  6. Chauí, Marilena (20 de Dezembro de 2011). «Sobre a esfera, o círculo, a quadratura, o vórtice e a espiral». Consultado em 4 de Agosto de 2013 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]