Children of a Lesser God

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Children of a Lesser God
Filhos de um deus menor (PT)
Filhos do silêncio (BR)
 Estados Unidos
1986 •  colorido •  119 min 
Direção Randa Haines
Elenco William Hurt
Marlee Matlin
Piper Laurie
Philip Bosco
Allison Gompf
Género drama
Idioma inglês / língua dos sinais estadunidense
Página no IMDb (em inglês)

Children of a Lesser God (br: Filhos do silêncio - pt: Filhos de um deus menor), é um filme de drama romântico americano de 1986 dirigido por Randa Haines e escrito por Hesper Anderson e Mark Medoff. Uma adaptação da peça de teatro do mesmo nome de Medoff, vencedora de um Tony Award, o filme é estrelado por Marlee Matlin (em uma performance vencedora de um Oscar) e William Hurt como funcionários de uma escola para surdos: um custodiante surdo e um professor de Ideologias conflituosas sobre a fala e surdez criam tensão e discórdia em seu relacionamento romântico em desenvolvimento.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Sarah Norman (Marlee Matlin) é uma jovem sorrateira que trabalha como zeladora em uma escola para surdos e com deficiência auditiva na Nova Inglaterra. Um professor novo enérgico, James Leeds (William Hurt), chega à escola e incentiva-a a deixar de lado a sua vida insular, aprendendo a falar em voz alta. Como ela já usa linguagem de sinais, Sarah resiste tentativas de James para fazê-la falar, mas ela é resistente por causa de uma história de estupro. Interesse romântico se desenvolve entre James e Sarah e eles estão logo vivendo juntos, embora suas diferenças e teimosia mútua eventualmente esticam sua relação com o ponto de ruptura, como ele continua querendo que ela fale, e ela se sente um pouco sufocada em sua presença.
Sarah deixa James e vai viver com sua mãe distante (Piper Laurie) em uma cidade próxima, reconciliando com ela no processo. No entanto, ela e James, mais tarde, encontrar uma maneira de resolver suas diferenças.

Elenco principal[editar | editar código-fonte]

Principais prémios e nomeações[editar | editar código-fonte]

Oscar 1987 (EUA)

Globo de Ouro 1987 (EUA)

  • Venceu na categoria de melhor atriz. (Marlee Matlin)
  • Nomeado na categoria de melhor filme - drama e melhor atuação de um ator em cinema (William Hurt).

Festival de Berlim 1987 (Alemanha)

BAFTA 1987 (Reino Unido)

  • Nomeado na categoria de melhor roteiro adaptado.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Se(c)ções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios (desde maio de 2010).
  • O filme teve um crescimento nas bilheterias surpreendente (164%) após o resultado do Oscar e da vitória de Marlee Matlin.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]