Ciclone Bongwe

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ciclone Bongwe
Tempestade tropical severa (Escala SWIO)
Ciclone tropical categoria 1 (SSHWS)
imagem ilustrativa de artigo Ciclone Bongwe
O ciclone Bongwe em 22 de Novembro de 2007
Formação 18 de Novembro de 2007
Dissipação 24 de Novembro de 2007

Ventos mais fortes sustentado 10 min.: 100 km/h (65 mph)
sustentado 1 min.: 120 km/h (75 mph)
Pressão mais baixa 976 hPa (mbar); 28.82 inHg

Fatalidades Nenhum
Danos Nenhum
Áreas afectadas Nenhuma
Parte da Temporada de ciclones no Oceano Índico sudoeste de 2007-08

O Ciclone Bongwe foi o terceiro ciclone tropical e o segundo sistema nomeado da temporada de ciclones no Oceano Índico sudoeste de 2007-08. Durante o seu período de existência, Bongwe não afetou terras emersas.

História meteorológica[editar | editar código-fonte]

O caminho de Bongwe

Bongwe originou-se de uma perturbação tropical que se formou a leste de Diego Garcia em 15 de Novembro. Uma área de distúrbios meteorológicos formou-se a leste de Diego Garcia e gradualmente foi se consolidando. Em 15 de Novembro, o sistema começou a ser monitorado como uma perturbação tropical. O sistema lentamente se organizou e sua circulação ciclônica começou a interagir com a tempestade tropical severa "Ariel". Nos dois dias seguintes, o sistema continuou a se organizar lentamente e em 17 de Novembro, o Joint Typhoon Warning Center (JTWC) em 17 de Novembro.[1] Logo depois, o JTWC classificou a perturbação como o ciclone tropical "04S" no começo da madrugada do dia seguinte. No mesmo dia, o Centro Meteorológico Regional Especializado (CMRE) de Reunião classificou o sistema como a Perturbação Tropical Três. Depois, ainda no mesmo dia, a Meteo-France classificou a perturbação tropical como a depressão tropical Três. O sistema continuou a se fortalecer e o CMRE de Reunião classificou a depressão como a tempestade tropical moderada Bongwe em 19 de Novembro. Bongwe continuou a sua tendência de fortalecimento durante aquele dia e o CMRE de Reunião classificou Bongwe como uma tempestade tropical severa. No final daquele dia, Bongwe atingiu seu pico de intensidade com ventos constantes (10 minutos sustentados) de 100 km/h, segundo o CMRE de Reunião, e ventos constantes (1 minuto sustentado) de 120 km/h, segundo o JTWC. Em 20 de Novembro, os ventos de cisalhamento se intensificaram e começaram a atingir Bongwe, fazendo o sistema se enfraquecer para uma tempestade tropical moderada. A atuação dos ventos de cisalhamento sobre Bongwe foi interrompida e o ciclone voltou a se fortalecer para uma tempestade tropical intensa. A tendência de fortalecimento foi de curta duração, pois os ventos de cisalhamento voltaram a se intensificar, causando o enfraquecimento do sistema em 23 de Novembro. Bongwe se dissipou totalmente em 24 de Novembro.

Preparativos e impactos[editar | editar código-fonte]

Bongwe permaneceu em mar aberto durante todo o seu período de existência. Nenhum navio ou estação meteorológica registrou os ventos do ciclone. Não há registros de danos causados pela tempestade.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Cópia arquivada». Consultado em 17 de novembro de 2007. Cópia arquivada em 17 de novembro de 2007