Circuito fechado de televisão: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 21: Linha 21:
* ''[http://www.homeoffice.gov.uk/rds/pdfs05/hors292.pdf Assessing the Impact of CCTV]'', estudo do Home Office britânico sobre a eficácia do circuito fechado de televisão
* ''[http://www.homeoffice.gov.uk/rds/pdfs05/hors292.pdf Assessing the Impact of CCTV]'', estudo do Home Office britânico sobre a eficácia do circuito fechado de televisão
* [http://www.AMW1.com Imagens de CFTV] desde Oxford Street, em Londres, Reino Unido
* [http://www.AMW1.com Imagens de CFTV] desde Oxford Street, em Londres, Reino Unido
* [http://www.topsel.com.br Topsel] Empresa brasileira no ramo CFTV.


{{esboço-eletrônica}}
{{esboço-eletrônica}}

Revisão das 18h27min de 3 de setembro de 2009

Circuito fechado ou circuito interno de televisão (também conhecido pela sigla CFTV; do inglês: closed-circuit television, CCTV) é um sistema de televisão que distribui sinais provenientes de câmeras localizadas em locais específicos, para um ou mais pontos de visualização.

Funcionamento

O sistema do circuito interno é na sua versão mais simples constituido por câmera(s), meio de transmissão e monitor. Inicialmente sendo um sistema analógico, o CFTV transmitia as imagens das câmeras por meio de cabo coaxial para monitores CRT (analógicos). Esta transmissão era e é apenas destinada a algumas pessoas, pelo que se trata de um sistema fechado. O facto de ser um sistema fechado e a captura e transmissão das imagens ser de acordo com os conceitos e formatos da televisão analógica conduziu à sigla CFTV.

Evolução

Os circuitos internos encontram-se em estado de grande evolução, quer em termos de tecnologia quer em termos aplicacionais. Em termos tecnológicos, é hoje possível ter o sistema todo em formato digital, usufruindo das mais valias da era digital. Em termos aplicacionais o circuito interno de televisão já não é apenas um sistema simples de monitorização de segurança, tendo evoluído para áreas como o reconhecimento facial, reconhecimento de matrículas, vigilância rodoviária etc...

O sistema de circuitos internos não é aplicado somente com propósitos de segurança e vigilância, também é utilizado em outras áreas como laboratórios de pesquisa, em escolas, empresas privadas, na área médica, pesquisa e monitoramento de fauna e flora, monitoramento de relevo, condições climáticas, controle de processos assim como nas linhas de produção de fábricas. Algumas destas áreas não utilizam a designação CFTV.

Devido à sua larga possibilidade de utilização, o circuito interno acaba se tornando em um sistema promissor, com um amplo mercado.

Ver também

Ligações externas

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Circuito fechado de televisão
Ícone de esboço Este artigo sobre eletrônica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Existem dois sistemas de Circuito Fechado de TV:

   * CFTV analógico: é aquele que permite visualização local e gravação em fitas K7 que é muito trabalhoso e proporciona poucos recursos técnicos, é mais usado em locais que não requer um sistema para segurança e sim para comodidade.
   * CFTV Digital: é um sistema que permite tanto uma visualização como uma gravação local ou remota, permite que o cliente possa visualizar as imagens ao vivo de qualquer lugar do planeta através da internet com sistema de banda larga.

Existem hoje duas formas de CFTV Digital:

   * CFTV Digital com placas de capturas:
     Nesse sistema é instalado uma placa de captura em um computador que pode ser de 4, 8, 16 ou 32 câmeras, permite que o cliente visualize e grave imagens no computador e também remotamente.
     A qualidade da imagem e gravação local depende do numero de FPS da Placa, sendo que para se ter uma imagem e gravação local de qualidade em tempo real cada câmera necessita de 30 FPS.
     Existem variais marcas de Placa de Captura para CFTV digital no mercado, porém muitas são de péssima qualidade e procedência duvidosa, causando assim muitos transtornos ao cliente quando se precisa de uma manutenção.
     Sempre quando for se contratar um sistema de CFTV digital deve se verificar se as configurações do seu micro são compatíveis.
   * CFTV Digital com Stand Alone:
     Esse sistema é o que há de melhor e mais correto para ser usado em um sistema acima de 8 câmeras. O Stand Alone é um aparelho próprio para CFTV digital, existe modelos para 4, 8 ou 16 câmeras, com esse sistema se pode gravar e visualizar as imagens tanto local como remotamente através da internet, oferece melhor desempenho do que as adaptações de micros com placas de captura. O tempo de gravação que ele suporta vai depender da quantidade das câmeras, tamanho do HD e movimentação no local.


Tipos de câmeras para CFTV Digital

Existe duas tecnologias de câmeras de CFTV :

CCD que é a de melhor qualidade e CMOS que são encontradas em ruas de comércio popular, não funcionam sem iluminação e tem vida útil de menos de 1 ano.

O tipo de câmera sempre indicado tanto para CFTV Digital quanto para CFTV analógico é a CCD.

Para cada ambiente deve ser usado o tipo certo de câmera, lente e quantidade de linhas adequadas, é indispensável que seja feita uma avaliação no local por causa da diversidade de câmeras existente.

Os dois únicos fabricantes de câmeras CCD são Sony e Sharp, as marcas são apenas dos importadores, saber escolher o importador evita pirataria, garantindo assim a procedência do produto.

É importante ressaltar que as câmeras com infravermelho estão com pouca diferença de valor em relação as câmeras comuns e proporcionam muito mais segurança por não precisarem de iluminação local, a diferença de preço é de aproximadamente 15%, porém algumas empresas vendem a um preço de até 150% a mais.

Outro ponto importante é quando contratar uma empresa verificar se a mesma tem CNPJ ou se trata de um autônomo. Pois hoje em dia para se fazer um site, anunciar em jornais, páginas amarelas, entre outros, não requer firma aberta tornando constante a irresponsabilidade do instalador.

Recebemos em media de 10 ligações por dia de clientes que contrataram serviços e não conseguem manutenção junto aos que instalaram. A Seven oferece preço justo e qualidade.