Saltar para o conteúdo

Clériston Andrade: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 12: Linha 12:


Em sua homenagem foram erguidos o Hospital Geral Clériston Andrade, em [[Feira de Santana]], o [[Estádio Clériston Andrade]], em [[Itagimirim]] e o monumento Clériston Andrade, na avenida Garibaldi em Salvador, a praça Clériston Andrade na cidade de Caatiba.(colaboração:Roberto Alves,radialista-Itapetinga-Ba)
Em sua homenagem foram erguidos o Hospital Geral Clériston Andrade, em [[Feira de Santana]], o [[Estádio Clériston Andrade]], em [[Itagimirim]] e o monumento Clériston Andrade, na avenida Garibaldi em Salvador, a praça Clériston Andrade na cidade de Caatiba.(colaboração:Roberto Alves,radialista-Itapetinga-Ba)
Obs: Roberto Alves tem a ÚLTIMA ENTREVISTA com o dr Clériston Andrade, ele
falou á rádio jornal de Itapetinga,em 1982 ainda no aeroporto,momentos antes de embarcar no helicóptero
para à cidade de Caatiba, onde aconteceu o acidente. contato com Roberto Alves (77) 9199 5211 (77) 81454120
No dia 05-04-2013 à Rádio jornal de Itapetinga no programa chicote do povo, fez um programação especial
em homenagem as vítimas do referido acidente, onde todas as entrevistas da época foram levadas ao AR,
inclusive a do dr Clériston. Todos eles foram entrevistados momentos antes de embarcar para à morte.Temos
todas em arquivos.


== {{Ver também}} ==
== {{Ver também}} ==

Revisão das 21h27min de 7 de abril de 2013

Clériston Andrade (Salvador, 1925 - Caatiba, 1 de outubro de 1982) foi um político e pastor brasileiro.

Era pastor da Igreja Batista. Como político, começou como procurador-geral do município de Salvador na administração do então prefeito Antônio Carlos Magalhães (1967-1970). Quando ACM deixou a prefeitura da capital baiana para se candidatar a governador do estado da Bahia por via indireta, em 1970, Clériston assumiu a prefeitura da cidade. Em 1971, ACM, já como governador, o confirmou como prefeito, garantindo a sua permanência até 1975.

Clériston Andrade deu continuidade à administração de seu antecessor. Suas principais obras da sua gestão foram as avenidas Luís Viana Filho ou Paralela e Garibaldi, e o Parque da Cidade Joventino Silva.

Quase chegou a ser candidato ao governo da Bahia em 1974, sendo apoiado por ACM, mas o então presidente Ernesto Geisel abortou essa candidatura, indicando o médico e ex-reitor da Universidade Federal da Bahia Roberto Santos. Em 1979, no segundo governo de ACM, foi nomeado presidente do Baneb (Banco do Estado da Bahia), abandonando o cargo para se candidatar ao governo da Bahia em 1982, pelo PDS.

Morreu em um acidente de helicóptero durante a sua campanha ao governo da Bahia, em 1 de outubro de 1982. Poucos dias depois de sua morte, o então governador Antônio Carlos Magalhães escolheu o nome de João Durval Carneiro para sucedê-lo.

Em sua homenagem foram erguidos o Hospital Geral Clériston Andrade, em Feira de Santana, o Estádio Clériston Andrade, em Itagimirim e o monumento Clériston Andrade, na avenida Garibaldi em Salvador, a praça Clériston Andrade na cidade de Caatiba.(colaboração:Roberto Alves,radialista-Itapetinga-Ba) Obs: Roberto Alves tem a ÚLTIMA ENTREVISTA com o dr Clériston Andrade, ele falou á rádio jornal de Itapetinga,em 1982 ainda no aeroporto,momentos antes de embarcar no helicóptero para à cidade de Caatiba, onde aconteceu o acidente. contato com Roberto Alves (77) 9199 5211 (77) 81454120 No dia 05-04-2013 à Rádio jornal de Itapetinga no programa chicote do povo, fez um programação especial em homenagem as vítimas do referido acidente, onde todas as entrevistas da época foram levadas ao AR, inclusive a do dr Clériston. Todos eles foram entrevistados momentos antes de embarcar para à morte.Temos todas em arquivos.

Ver também

Ligações externas

Precedido por
Antônio Carlos Magalhães
Prefeito de Salvador
19701975
Sucedido por
Jorge Hage Sobrinho