Saltar para o conteúdo

Clériston Andrade: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Revertidas edições por 201.57.131.4 por adição de informação suspeita sem fontes (usando Huggle)
Linha 11: Linha 11:
Morreu em um acidente de [[helicóptero]] durante a sua campanha ao governo da Bahia, em 1 de outubro de 1982. Poucos dias depois de sua morte, o então governador Antônio Carlos Magalhães escolheu o nome de [[João Durval Carneiro]] para sucedê-lo.
Morreu em um acidente de [[helicóptero]] durante a sua campanha ao governo da Bahia, em 1 de outubro de 1982. Poucos dias depois de sua morte, o então governador Antônio Carlos Magalhães escolheu o nome de [[João Durval Carneiro]] para sucedê-lo.


Em sua homenagem foram erguidos o Hospital Geral Clériston Andrade, em [[Feira de Santana]], o [[Estádio Clériston Andrade]], em [[Itagimirim]] e o monumento Clériston Andrade, na avenida Garibaldi em Salvador.
Em sua homenagem foram erguidos o Hospital Geral Clériston Andrade, em [[Feira de Santana]], o [[Estádio Clériston Andrade]], em [[Itagimirim]] e o monumento Clériston Andrade, na avenida Garibaldi em Salvador, a praça Clériston Andrade na cidade de Caatiba. Obs: o radialista Roberto Alves de Itapetinga tem ÚLTIMA ENTREVISTA com o dr Clériston.
Ele falou á rádio jornal de itapetinga,ainda no aeroporto momentos antes de embarcar no helicóptero
para cidade de Caatiba, onde ocorreu o acidente fatal. contatos com Roberto Alves ( 77 )9199 5211.


== {{Ver também}} ==
== {{Ver também}} ==

Revisão das 21h38min de 7 de abril de 2013

Clériston Andrade (Salvador, 1925 - Caatiba, 1 de outubro de 1982) foi um político e pastor brasileiro.

Era pastor da Igreja Batista. Como político, começou como procurador-geral do município de Salvador na administração do então prefeito Antônio Carlos Magalhães (1967-1970). Quando ACM deixou a prefeitura da capital baiana para se candidatar a governador do estado da Bahia por via indireta, em 1970, Clériston assumiu a prefeitura da cidade. Em 1971, ACM, já como governador, o confirmou como prefeito, garantindo a sua permanência até 1975.

Clériston Andrade deu continuidade à administração de seu antecessor. Suas principais obras da sua gestão foram as avenidas Luís Viana Filho ou Paralela e Garibaldi, e o Parque da Cidade Joventino Silva.

Quase chegou a ser candidato ao governo da Bahia em 1974, sendo apoiado por ACM, mas o então presidente Ernesto Geisel abortou essa candidatura, indicando o médico e ex-reitor da Universidade Federal da Bahia Roberto Santos. Em 1979, no segundo governo de ACM, foi nomeado presidente do Baneb (Banco do Estado da Bahia), abandonando o cargo para se candidatar ao governo da Bahia em 1982, pelo PDS.

Morreu em um acidente de helicóptero durante a sua campanha ao governo da Bahia, em 1 de outubro de 1982. Poucos dias depois de sua morte, o então governador Antônio Carlos Magalhães escolheu o nome de João Durval Carneiro para sucedê-lo.

Em sua homenagem foram erguidos o Hospital Geral Clériston Andrade, em Feira de Santana, o Estádio Clériston Andrade, em Itagimirim e o monumento Clériston Andrade, na avenida Garibaldi em Salvador, a praça Clériston Andrade na cidade de Caatiba. Obs: o radialista Roberto Alves de Itapetinga tem ÚLTIMA ENTREVISTA com o dr Clériston. Ele falou á rádio jornal de itapetinga,ainda no aeroporto momentos antes de embarcar no helicóptero para cidade de Caatiba, onde ocorreu o acidente fatal. contatos com Roberto Alves ( 77 )9199 5211.

Ver também

Ligações externas

Precedido por
Antônio Carlos Magalhães
Prefeito de Salvador
19701975
Sucedido por
Jorge Hage Sobrinho